:

O que que é uma pessoa inadimplente?

Índice:

  1. O que que é uma pessoa inadimplente?
  2. Como usar a palavra inadimplente?
  3. O que é inadimplente e adimplente?
  4. Quando a pessoa se torna inadimplente?
  5. Quanto tempo posso ficar inadimplente?
  6. Qual a diferença entre ter uma dívida é ser inadimplente?
  7. Qual a lei que protege o aluno inadimplente?
  8. O que é estar adimplente?
  9. O que se entende por inadimplemento?
  10. O que é cobrança de inadimplência?
  11. Qual a origem da palavra inadimplência?
  12. Por que entrar em inadimplência?
  13. Como Deixar de ficar inadimplente?

O que que é uma pessoa inadimplente?

A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Assim, o consumidor inadimplente é aquele que está com uma dívida em aberto.

Como usar a palavra inadimplente?

adjetivo [Jurídico] Que não cumpre aquilo que se dispôs a fazer; que não cumpre um contrato ou as obrigações legais dentro do prazo estabelecido previamente. substantivo masculino e feminino Pessoa que não cumpre suas obrigações; quem não cumpre um contrato. Etimologia (origem da palavra inadimplente). In + adimplente.

O que é inadimplente e adimplente?

Inadimplente é o contrário de Adimplente; aquele que não cumpre suas responsabilidades financeiras, ou não. Exemplo de uso da palavra Inadimplente: João deve cinqüenta reais para Julieta à dois meses.

Quando a pessoa se torna inadimplente?

Você é considerado inadimplente quando tem pagamentos atrasados que estavam com prazo previamente marcado. Por exemplo: você tem conta de água e luz para acertar no dia 10, mas não fez isso. A partir do dia 11 já é considerado inadimplente. Já o endividamento é assim chamado quando há parcelas a vencer.

Quanto tempo posso ficar inadimplente?

Se não for possível quitar a dívida, após 5 anos a negativação desaparece. Porém, não é aconselhável deixar correr ou aguardar esse prazo, pois existem algumas consequências, quais sejam, a empresa pode continuar cobrando, dificilmente o estabelecimento para o qual restou em dívida concederá novo crédito ao devedor.

Qual a diferença entre ter uma dívida é ser inadimplente?

O endividado é aquela pessoa que possui dívidas acumuladas e sem poder de capital, no momento, para quitá-las. Já a pessoa em situação de inadimplência é aquela que, depois do prazo limite de pagamento, ainda não tem capital para pagar, ou seja, é aquela pessoa que não cumpre suas responsabilidades financeiras.

Qual a lei que protege o aluno inadimplente?

Apesar da inadimplência, o estudante que atrasa uma ou várias mensalidades tem diversos direitos garantidos pela Lei nº 9.870. Portanto, é necessário que a escola tenha atenção e os respeite de modo a evitar maiores problemas.

O que é estar adimplente?

O termo adimplência é utilizado para pessoas que apresentam a responsabilidade de cumprir com as suas obrigações financeiras. Ou seja, adimplentes são os que mantêm as suas contas em dia, sem deixar passar a data do vencimento de contas e gerar dívidas.

O que se entende por inadimplemento?

É aquele em que se torna impossível o cumprimento da prestação total ou parcial. Ocorre nos casos em que o devedor ainda pode honrar a sua prestação. Nas obrigações negativas o devedor é havido por inadimplente desde o dia em que executou o ato de que se devia abster.

O que é cobrança de inadimplência?

A inadimplência é uma preocupação que tira o sono da maioria dos lojistas, prestadores de serviço e empresários. E, principalmente em épocas de crise, a situação tende a piorar. Dessa forma, além de bagunçar o fluxo de caixa, o processo de cobrança de inadimplentes requer um esforço extra.

Qual a origem da palavra inadimplência?

  • [Jurídico] Não cumprimento total ou parcial de um contrato; inadimplemento. [Por Extensão] Descumprimento de uma obrigação previamente acordada, especialmente relacionada com a falta de pagamento de uma dívida. Etimologia (origem da palavra inadimplência).

Por que entrar em inadimplência?

  • A inadimplência, por sua vez, acontece quando alguma dívida não é paga dentro de determinado período; por isso, não pagar determinada dívida pode te deixar inadimplente. Entrar em inadimplência é o mesmo de estar inadimplente – abaixo, você confere o que isso significa e quais são as principais consequências disso.

Como Deixar de ficar inadimplente?

  • Como deixar de ficar inadimplente? Deixar de ficar inadimplente, seja para quem tem ou não o nome sujo, só é possível depois de pagar as contas que te deixaram inadimplente. Aqui, a dica é entrar em contato com a empresa que está te cobrando e negociar o pagamento.