:

O Que significado da palavra imanência?

Índice:

  1. O Que significado da palavra imanência?
  2. Qual o significado da imanência de Deus?
  3. O que significa da palavra imanente?
  4. O que significa imanente exemplos?
  5. Qual o significado de transcendência imanência?
  6. O que significa o termo imanência e transcendência?
  7. O que significa imanência e transcendência de Deus?
  8. O que é a transcendência de Deus?
  9. O que é imanente sinônimo?
  10. O que significa imanente na Bíblia?
  11. Qual a diferença entre imanência e imanência?
  12. Qual a etimologia do termo imanência?
  13. Qual a teoria da imanência?
  14. Qual o significado do termo imanentismo?

O Que significado da palavra imanência?

Significado de Imanência substantivo feminino Característica do que é imanente. [Filosofia] Característica do que faz parte da essência de alguma coisa em oposição à existência (real, imaginária ou fictícia). [Filosofia] Característica ou particularidade daquilo que é intrínseco ao mundo material e concreto.

Qual o significado da imanência de Deus?

Na teologia e metafísica, sustenta que o divino ou Absoluto abrange ou se manifesta no mundo material, e imanentismo é o termo usado para se referir à noção de que Deus ou uma mente ou espírito abstrato pervade o mundo.

O que significa da palavra imanente?

Que tem motivação ou efeito interior. 4. [ Filologia ] Que é relativo ao concreto, ao material ou ao domínio da experiência possível, por oposição a transcendente.

O que significa imanente exemplos?

Significado de Imanente adjetivo Que existe sempre num dado objeto e é inseparável dele. Que faz parte de maneira inseparável da essência de um ser; inerente. De longa duração; que permanece, dura; perdurável. ... (Na filosofia de Spinoza, Deus é imanente ao mundo.).

Qual o significado de transcendência imanência?

Transcendente seria aquilo que está além do estado material, que pertence ao mundo espiritual e cujo fim seria externo a si mesmo. Imanente, por sua vez, é aquilo que representa uma realidade material. ... A imanência e a transcendência também estão relacionadas à concepção de Deus para as religiões.

O que significa o termo imanência e transcendência?

Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.

O que significa imanência e transcendência de Deus?

Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.

O que é a transcendência de Deus?

Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude. ...

O que é imanente sinônimo?

1 inerente, intrínseco, inseparável, indissociável, ligado, próprio, relativo, atinente, aderente. Que perdura no tempo: 2 perdurável, permanente, constante, contínuo, ininterrupto, persistente, perpétuo, perene.

O que significa imanente na Bíblia?

Imanente, com origem no latim immănens, é um termo que se utiliza na filosofia para designar aquilo que é inerente a algum ser ou que se encontra unido, de forma inseparável, à sua essência. Deus, neste sentido, é causa imanente de tudo o que existe. ...

Qual a diferença entre imanência e imanência?

  • O hinduísmo define Brâman como ambos transcendente e imanente - variando a ênfase destas qualidades de acordo com cada ramo filosóficas dentro desta religião. A imanência é um dos 'cinco conceitos' para os drusos , e é representada pela cor branca.

Qual a etimologia do termo imanência?

  • Etimologia. O termo imanência compõe-se dos termos latinos in e manere, que, juntos, têm o significado original de "existir ou permanecer no interior".

Qual a teoria da imanência?

  • Tal teoria considera que não há transcendência, ou seja, um princípio ou uma causa externa do mundo; o processo da produção da vida está contido na própria vida. Quando combinada com idealismo, a teoria da imanência qualifica-se como "o mundo" que não tem nenhuma causa externa além da mente.

Qual o significado do termo imanentismo?

  • Na teologia e metafísica, sustenta que o divino ou Absoluto abrange ou se manifesta no mundo material, e imanentismo é o termo usado para se referir à noção de que Deus ou uma mente ou espírito abstrato pervade o mundo. É sustentado por algumas teorias filosóficas e metafísicas da presença divina e providência.