:

O que é um homólogo?

Índice:

  1. O que é um homólogo?
  2. O que significa homólogo no processo?
  3. O que é função homóloga?
  4. O que seria um gene?
  5. Quando o juiz homologa o que acontece?
  6. O que significa homólogo O cálculo de pena?
  7. O que é homologia Cite um exemplo?
  8. O que são homólogos de exemplo?
  9. O que são cromossomos homólogos * sua resposta?
  10. Qual o significado do verbo homologação?
  11. Qual o significado de homologar?
  12. Como é feita a homologação?
  13. Como homologar um contrato de trabalho?

O que é um homólogo?

1. [ Direito ] Aprovar, confirmar por autoridade judicial ou administrativa. 2. Reconhecer oficialmente; reconhecer como legítimo.

O que significa homólogo no processo?

(Direito) No processo judicial, é a ratificação (confirmação) pelo juiz do acordo (transação) elaborado pelas partes, na forma de sentença, atribuindo a ele seus efeitos legais, passando a valer como título executivo judicial. Neste caso, o juiz julgará o mérito (o direito questionado) baseando-se no texto do acordo.

O que é função homóloga?

Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.

O que seria um gene?

O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.

Quando o juiz homologa o que acontece?

O magistrado deve homologar acordo entre as partes litigantes em processo cujo o acórdão da apelação já tenha sido publicado, mesmo antes da ocorrência do trânsito em julgado. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O que significa homólogo O cálculo de pena?

Não tendo maiores detalhes, dá para entender que: - a pena consistiu em pagamento de algum valor e for feito cálculo. Este cálculo, valor, foi homologado, foi confirmado pelo Juiz da causa.

O que é homologia Cite um exemplo?

Homologia diz respeito a análise das semelhanças biológicas observadas entre organismos de espécies diferentes, mas que apresentam um mesmo ancestral comum. ... Um exemplo de órgãos homólogos é com relação aos ossos das patas dianteiras de diversos vertebrados.

O que são homólogos de exemplo?

Órgãos Homólogos → aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego, a nadadeira de uma ...

O que são cromossomos homólogos * sua resposta?

Cromossomos homólogos ou cromossomas homólogos são cromossomas pareados entre si (lado a lado), semelhantes e que juntos formam um par. Os cromossomas nesse par são também designados por bivalentes, quando estão emparelhados durante a meiose. Esses pares só existem nas células somáticas das espécies diploides.

Qual o significado do verbo homologação?

  • Homologo vem do verbo homologar. O mesmo que: aprovo, confirmo, ratifico, valido. [Jurídico] Estabelecer sentença de homologação, sendo esta executada por uma autoridade judicial ou administrativa. [Jurídico] Comprovar de maneira judicial (em território nacional) uma sentença determinada em território estrangeiro.

Qual o significado de homologar?

  • Conceito e Significado de Homologar: ... Homologar significa estabelecer sentença de validade de algum processo pleiteado, é a aceitação de um pedido.

Como é feita a homologação?

  • Homologação, em Direito, é a aprovação de um ato oficial, ou de uma sentença dada por uma autoridade administrativa ou judiciária, sobre um determinado ato. Homologações podem ser feitas em concursos, em licitações, em contratos de trabalho, que é a afirmação que esses fatos ocorreram ou vão ocorrer.

Como homologar um contrato de trabalho?

  • Homologar significa estabelecer sentença de validade de algum processo pleiteado, é a aceitação de um pedido. Homologar uma rescisão de contrato de trabalho é um processo que deve ser assistido pelo sindicato competente, que irá orientar e esclarecer o empregado e o empregador sobre o cumprimento da lei que rege uma demissão.