:

O que é um genocídio?

Índice:

  1. O que é um genocídio?
  2. O que é um genocida exemplo?
  3. O que significa genocídio em massa?
  4. Qual a origem da palavra genocida?
  5. Qual foi o maior genocídio da história?
  6. O que seria genocídio?
  7. Qual o sinônimo de genocida?
  8. Qual é o sinônimo de genocídio?
  9. Quem foi a pessoa que mais matou na história?
  10. Qual ditador que mais matou gente?
  11. Por que o termo “genocídio” não existia?
  12. Quando começou o genocídio?
  13. Qual a definição do crime de genocídio?
  14. Por que o genocídio é um fenômeno novo?

O que é um genocídio?

O termo "genocídio" não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos.

O que é um genocida exemplo?

substantivo masculino e feminino Pessoa que ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas pessoas em pouco tempo. Pessoa que cometeu genocídio, quem deliberadamente ordenou o extermínio de um grande número de pessoas, de todo um grupo étnico ou religioso, de um povo, de uma cultura ou de uma civilização.

O que significa genocídio em massa?

O objetivo final do genocídio é o extermínio de todos os indivíduos integrantes de um mesmo grupo humano específico. Existe controvérsia entre vários estudiosos, quanto ao fato de se designar ou não como genocídio os assassinatos em massa por motivos políticos. O genocídio é um tipo de limpeza étnica.

Qual a origem da palavra genocida?

A palavra, cunhada no início da década de 1940 pelo advogado judeu polonês Raphael Lemkin, é uma junção de génos (do grego: família, tribo ou raça) e caedere (do latim: matar).

Qual foi o maior genocídio da história?

Conheça a seguir os 5 genocídios com o maior número de mortes da história:

  • O Holocausto. Estimativa de mortes: 5,7 a 6 milhões de pessoas. ...
  • Polônia. Estimativa de mortes: 1,8 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Camboja. Estimativa de mortes: 1,3 a 3 milhões de pessoas. ...
  • Genocídio Circassiano. ...
  • Armênia.

O que seria genocídio?

Genocídio é a palavra usada para referir-se a ações realizadas por determinados grupos com o objetivo de exterminar outros grupos por conta de sua opção religiosa, ideológica, ou por questões ligadas à etnia, raça e nacionalidade.

Qual o sinônimo de genocida?

Extermínio intencional de grupos específicos: 1 extermínio, chacina, massacre, matança, carnificina, eliminação, extinção, exterminação, aniquilação, aniquilamento, destruição, mortandade, morticínio, trucidação.

Qual é o sinônimo de genocídio?

Extermínio intencional de grupos específicos: 1 extermínio, chacina, massacre, matança, carnificina, eliminação, extinção, exterminação, aniquilação, aniquilamento, destruição, mortandade, morticínio, trucidação.

Quem foi a pessoa que mais matou na história?

Mas Hitler e Stalin foram superados por Mao Tsé-Tung. De 19, sua política do Grande Salto Adiante levou à morte até 45 milhões de pessoas — tornando-o facilmente o maior episódio de assassinato em massa já registrado.

Qual ditador que mais matou gente?

Joseph Stalin – União Soviética Presidente do Partido Comunista da União Soviética a partir de 1922 - o que lhe valia a liderança suprema do país - Stalin foi responsável por mais de 40 milhões de mortes. Alguns números, inclusive, apontam que o número real esteja próximo de 60 milhões.

Por que o termo “genocídio” não existia?

  • O termo “genocídio” não existia até a década de 1940. Foi por causa do Holocausto, o extermínio sistematizado de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial, que tal palavra foi criada. Um advogado judeu chamado Raphael Lemkin propôs, em 1943, o uso dela para definir as ações realizadas pelos nazistas contra essa etnia.

Quando começou o genocídio?

  • A palavra passou a ser usada após 1944. O genocídio é muitas vezes iniciado graças a sentimentos de xenofobia e consiste na intenção de eliminar totalmente ou uma parte um grupo ou comunidade com a mesma característica étnica, racial, religiosa ou social.

Qual a definição do crime de genocídio?

  • Do ponto de vista legal, o genocídio, seja cometido em tempo de paz ou de guerra, é um crime sob o direito internacional. Tanto a Convenção para a prevenção e a repressão do crime de genocídio, de 1948, quanto o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (TPI), em 1998, contêm uma definição idêntica:

Por que o genocídio é um fenômeno novo?

  • Embora não seja um fenômeno novo, uma vez que há registros de genocídios por toda a história humana, foi apenas após os acontecimentos estarrecedores que se passaram durante a Segunda Guerra Mundial, perpetrados pelo nazismo, que a Comunidade Internacional reuniu-se para tentar coibir esse tipo de crime.