:

O que significa da palavra futurista?

Índice:

  1. O que significa da palavra futurista?
  2. O que é futurismo em português?
  3. O que propunha o futurismo?
  4. São características do futurismo?
  5. Qual o significado de andarilho na Bíblia?
  6. Quem são os andarilhos?
  7. Qual o significado do movimento futurista?
  8. Qual o conceito básico do futurismo?
  9. Como o futurismo é dividido?
  10. Como surgiu o futurismo na França?

O que significa da palavra futurista?

adjetivo Que faz referência ao futurismo. [Figurado] Que se apresenta de maneira excêntrica; que é diferente ou excêntrico; moderno.

O que é futurismo em português?

Significado de Futurismo substantivo masculino Movimento literário e artístico nascido na Itália, por volta de 1909, graças a Marinetti. Insurgia-se contra a tradição, o academicismo, a moral, e preconizava a procura da sensação dinâmica. O futurismo glorificava o poder, a velocidade e o fascínio da idade da máquina.

O que propunha o futurismo?

O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.

São características do futurismo?

São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.

Qual o significado de andarilho na Bíblia?

substantivo masculino Aquele que anda muito; andador. [Antigo] Lacaio que acompanhava a pé os amos que iam de carro ou a cavalo.

Quem são os andarilhos?

Assim como esquimós percebem tons diferentes de branco na neve, os andarilhos captam aspectos na estrada que aqueles que não estão imersos na poeira do asfalto são incapazes de notar. Para conseguir comida, o segredo é chegar a um restaurante na beira da estrada e pedir.

Qual o significado do movimento futurista?

  • O movimento Futurista foi definhando ao longo dos anos, encontrando o seu fim depois da Primeira Guerra Mundial. No entanto, várias de suas características estéticas inspiraram outros estilos artísticos, como o dadaísmo, o surrealismo e o cubismo, por exemplo. Saiba mais sobre o significado do Dadaísmo, Surrealismo e do Cubismo.

Qual o conceito básico do futurismo?

  • O conceito básico do Futurismo era o da negação e desconexão total com a arte e cultura do passado, celebrando e reconhecendo unicamente o progresso, as novas tecnologias e a vida urbana, ideias estas que eram representadas pelos sentidos de intensa velocidade e energia.

Como o futurismo é dividido?

  • Historicamente, o Futurismo é dividido em duas partes: pré-guerra e pós-guerra. No chamado “primeiro futurismo”, os representantes mais extremistas do movimento exaltavam as ideias de violência e guerra, pois achavam que desta formam conseguiriam “higienizar” o mundo.

Como surgiu o futurismo na França?

  • Surgiu na França, seus principais temas são as cores. A pintura do futurismo foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.