:

Porque o período helenístico recebeu esse nome?

Índice:

  1. Porque o período helenístico recebeu esse nome?
  2. O que foi o pensamento clássico helenístico ou helenismo?
  3. Qual é o significado da cultura helenística?
  4. O que caracterizou o período helenístico?
  5. Quais são as características do helenismo?
  6. Por que o helenismo foi marcante para a filosofia?
  7. Quais as descobertas científicas realizadas no período helenista?

Porque o período helenístico recebeu esse nome?

Nesse contexto, elementos gregos acabaram-se fundindo com as culturas locais. Esse processo foi chamado de Helenismo e a cultura grega mesclada a elementos orientais deu origem à Cultura Helenística, numa referência ao nome como os gregos chamavam a si mesmos – Helenos.

O que foi o pensamento clássico helenístico ou helenismo?

Essa fusão entre a cultura grega e a cultura oriental, promovida pelas expedições de Alexandre, ficou conhecida como Helenismo, um período marcado pelo grande desenvolvimento cultural, filosófico, científico e artístico.

Qual é o significado da cultura helenística?

A cultura helenística também conhecida por helenismo foi um período cultural e histórico no qual os elementos da cultura grega (helênica) foram difundidos pelo mundo, sendo agregados por componentes da cultura ocidental, europeia, asiática e oriental.

O que caracterizou o período helenístico?

O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.

Quais são as características do helenismo?

  • Características do helenismo 1 Ascensão da ciência 2 Aumento do conhecimento 3 Crescimento da física 4 Progresso da matemática 5 Desenvolvimento da astronomia 6 Evolução da medicina 7 Aprimoramento da gramática 8 Desenvolvimento da geografia More ...

Por que o helenismo foi marcante para a filosofia?

  • O período helenista também foi marcante para a filosofia. Neste período, a forma de pensar ocidental, até então predominante apenas na Grécia, passa a ser expandida para outros locais. Também foi durante o helenismo que novas escolas filosóficas como o estoicismo, o epicurismo, o cinismo e o ceticismo surgiram.

Quais as descobertas científicas realizadas no período helenista?

  • As descobertas científicas ocorridas no período helenista são úteis até os dias atuais. Neste período, teve destaque o grande matemático Arquimedes de Siracusa, que descobriu o cálculo integral, a lei da impulsão e inventou o planetário e a bomba aspirante.