O que é um solo laterítico?
Índice:
- O que é um solo laterítico?
- O que é Laterização de que forma ela pode prejudicar o solo?
- O que é a Laterizacao?
- O que é um solo aluvial?
- Onde ocorre a Laterização?
- O que é a lixiviação e A laterização?
- Como ocorre o processo de arenização?
- O que é o processo de sedimentação do solo?
O que é um solo laterítico?
Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.
O que é Laterização de que forma ela pode prejudicar o solo?
A laterização é um processo de transformação do solo, caracterizando-se como uma expressão de intemperismo químico em regiões de clima úmido e quente. A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles.
O que é a Laterizacao?
[ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Confrontar: lateralização.
O que é um solo aluvial?
E um solo composto com materiais arrastados por algum rio, em geral com a presença de pedras arredondadas. Por suas características, é um dos mais desejados para o cultivo da vitis vinifera.
Onde ocorre a Laterização?
A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.
O que é a lixiviação e A laterização?
A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro.
Como ocorre o processo de arenização?
O desmatamento e o uso inadequado do solo potencializam o depósito de sedimentos, dificultando o crescimento de nova vegetação na área. Sem novas plantas, o terreno empobrece. Sua arenosidade natural é reforçada pelo acúmulo de sedimentos, o que forma os bancos de areia.
O que é o processo de sedimentação do solo?
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.