:

O que significa a palavra exarado?

Índice:

  1. O que significa a palavra exarado?
  2. Qual é o significado da palavra exarou?
  3. O que quer dizer exarado em um processo?
  4. O que significa a palavra exarada?
  5. O que quer dizer decisão exarada?
  6. O que significa a palavra lavrada?
  7. O que é exarar sinônimo?
  8. O que é um despacho exarado?
  9. O que é prolatar a decisão?
  10. Qual o significado do adjetivo exarado?
  11. Qual a origem da palavra exarar?
  12. Qual o significado do verbo exarar?
  13. Qual o significado de exacerbado?

O que significa a palavra exarado?

Que foi registrado por escrito: 1 registrado, redigido, escrito, lavrado, escriturado, lançado, averbado, consignado, titulado, inscrito, apontado, assente, anotado. Que fez marcas, sulcos ou entalhes: 2 gravado, entalhado, aberto, sulcado, talhado, insculpido, estampado.

Qual é o significado da palavra exarou?

Abrir, gravar, entalhar; desenvolver sinal, letreiro ou inscrição em pedra, mármore, bronze: exarou um poema em pedra. [Figurado] Escrever ou lavrar; registrar alguma coisa por escrito: o juiz exarou sentença favorável à ré.

O que quer dizer exarado em um processo?

adjetivo Registrado em cartório; lavrado. Que se entalhou, que foi alvo de marca ou de entalhe; entalhado. Aquilo que se exarou; que foi lavrado ou talhado. Etimologia (origem da palavra exarado).

O que significa a palavra exarada?

4) E seguem tais autores em sua especificação: a) "proferir ajunta-se à ideia de sentença oral"; b) "exarar corresponde a lavrar, consignar por escrito a decisão judicial"; c) por fim, o verbo pronunciar "encontra seu sentido preso ao Direito antigo, que o recomenda para a decisão anunciada em voz alta".

O que quer dizer decisão exarada?

adjetivo Registrado em cartório; lavrado. Que se entalhou, que foi alvo de marca ou de entalhe; entalhado. Aquilo que se exarou; que foi lavrado ou talhado. Etimologia (origem da palavra exarado).

O que significa a palavra lavrada?

Significado de Lavrado adjetivo Ornamentado de lavores, em relevo. Que se arou, lavrou, foi cultivado; arado, amanhado. Que se firmou; acordado, firmado: escritura lavrada em cartório.

O que é exarar sinônimo?

20 sinônimos de exarar para 2 sentidos da palavra exarar: Registrar por escrito: 1 registrar, redigir, escrever, lavrar, escriturar, lançar, averbar, consignar, titular, inscrever, apontar, assentar, anotar.

O que é um despacho exarado?

Significa que o ato ordinário em despacho ao Juiz será transferido para a comarga mais próxima. Ou seja, a sede em que encontra-se o processo não tem servidores suficiente para julgar a ação. Ai nesse caso ocorre o despacho exarado .

O que é prolatar a decisão?

Prolatar é sinônimo de emitir sentença. Ou usando um termo menos técnico e mais popular dar sentença. Resumindo: alguém entrou na Justiça reclamando da violação de um direito (no caso a não concessão de pensão ou pagamento da pensão em valor menor do que o devido).

Qual o significado do adjetivo exarado?

  • Significado de Exarado. adjetivo Registrado em cartório; lavrado. Que se entalhou, que foi alvo de marca ou de entalhe; entalhado. Aquilo que se exarou; que foi lavrado ou talhado. Etimologia (origem da palavra exarado ). Particípio de exarar, do latim exarare "lavrar, escrever".

Qual a origem da palavra exarar?

  • Aquilo que se exarou; que foi lavrado ou talhado. Etimologia (origem da palavra exarado). Particípio de exarar, do latim exarare "lavrar, escrever".

Qual o significado do verbo exarar?

  • Particípio passado do verbo exarar. 1. Redigido 2. Gravado " Mas o que a senhora deputada disse será naturalmente exarado em ata." gravado registrado mais... exarar gravar redigir mais... 2. Exarar Compartilhe no Facebook! Compartilhe no Twitter! Compartilhar!!

Qual o significado de exacerbado?

  • Significado de Exacerbado 1 Diz-se de quem se exacerbou; enfurecido; exasperado 2 Que foi aumentado, reforçado ou intensificado; exagerado More ...