:

O que o estoicismo defende?

Índice:

  1. O que o estoicismo defende?
  2. Quais as 4 virtudes Estoicas?
  3. Quais são as características do estoicismo?
  4. Qual o lema do estoicismo?
  5. Quais são as características do estoicismo?
  6. Quais são os princípios da pessoa estoica?
  7. Quais os princípios da filosofia estoica?
  8. Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?

O que o estoicismo defende?

O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano. ... Para alcançar este fim, o sábio deve renunciar às suas paixões; a esta renúncia chamam os estoicos ataraxia ou apatia.

Quais as 4 virtudes Estoicas?

AS 4 PRINCIPAIS VIRTUDES ESTOICAS

  • 1) Sabedoria. Viktor Frankl seguia, ou tentava seguir, diariamente (no Campo de Concentração nazista) a sabedoria de tentar discernir entre reação e resposta: “Entre estímulo e resposta, há um espaço. ...
  • 2) Justiça. ...
  • 3) Coragem e 4) Moderação.

Quais são as características do estoicismo?

Características do estoicismo

  • Virtude é o único bem e caminho para a felicidade;
  • Indivíduo deve negar os sentimentos externos;
  • O prazer é indiferente ao homem sábio;
  • Universo governado por uma razão universal natural;
  • Valorização da apatheia (indiferença);

Qual o lema do estoicismo?

Para quem não sabe, o estoicismo é uma corrente filosófica pautada, sobretudo, pela lógica. Todo sistema de ideias apresenta alguns pilares para sustentar suas premissas. Com o estoicismo não é diferente. O lema é viver e aceitar suas derrotas, triunfos, potencialidades e deficiências.

Quais são as características do estoicismo?

  • Características do estoicismo O aspecto mais conhecido dessa escola de pensamento é sua perspectiva ética baseada na indiferença (ataraxia, em grego). Nela a filosofia é entendida como um exercício e não como uma atividade meramente intelectual.

Quais são os princípios da pessoa estoica?

  • A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.

Quais os princípios da filosofia estoica?

  • O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:

Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?

  • Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma raão universal divina que regula tudo o que existe. A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza.