:

O que é a doutrina?

Índice:

  1. O que é a doutrina?
  2. Qual a origem da palavra doutrina?
  3. O que é doutrina exemplos?
  4. O que foi a doutrina de Monroe?
  5. O que é uma doutrina moral?
  6. Qual doutrina de Deus?
  7. Qual é a doutrina do direito?
  8. Quais são as doutrinas?
  9. Qual é o conceito de doutrina?
  10. Qual o significado da doutrina católica?
  11. Por que a doutrina é uma doutrina bíblica?
  12. Qual o significado da doutrina jurídica?

O que é a doutrina?

Trata-se de um conjunto de princípios, ideias e ensinamentos de autores e juristas que, no caso, servem de base para o Direito e que influenciam e fundamentam as decisões judiciais.

Qual a origem da palavra doutrina?

Segundo José Pedro Machado, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa Livros Horizonte, Lisboa, vem do latim doctrina, «ensino, formação teórica; arte, ciência, doutrina, teoria, método».

O que é doutrina exemplos?

Doutrina, um termo que deriva do latim doctrīna, é o conjunto de ensinamentos que se baseia num sistema de crenças. ... Por exemplo: “A doutrina cristã postula a existência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo”, “A propriedade privada é contrária à doutrina socialista, pelo que deve ser abolida da nossa sociedade”.

O que foi a doutrina de Monroe?

O seu pensamento consistia em três pontos: a não criação de novas colônias nas Américas; a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos; a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.

O que é uma doutrina moral?

De acordo com a Igreja Católica, a teologia moral é a parte da Teologia católica "que se ocupa do estudo sistemático dos princípios éticos da doutrina sobrenatural revelada", aplicando-os de seguida à vida quotidiana do católico e da Igreja. Esta teologia está, em parte, englobada pela teologia sistemática.

Qual doutrina de Deus?

A doutrina de Deus é o fundamento metafísico do qual outras doutrinas bíblicas dependem. Portanto, o cristão deve lutar para alcançar um correto entendimento de Deus.

Qual é a doutrina do direito?

É chamada doutrina jurídica ou ainda direito científico o conjunto de estudos elaborados por inúmeros juristas, cujo objetivo é sistematizar e explicar todos os temas relativos à matéria do direito.

Quais são as doutrinas?

O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.

Qual é o conceito de doutrina?

  • Conceito de doutrina. Doutrina, um termo que deriva do latim doctrīna, é o conjunto de ensinamentos que se baseia num sistema de crenças. São os princípios que existem acerca de uma determinada questão, geralmente com o intuito de a universalizar.

Qual o significado da doutrina católica?

  • Nota: Para outros significados de doutrina católica, veja Doutrina da Igreja Católica. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros. As doutrinas podem ser propagadas de diversas maneiras, entre estas destacam-se:

Por que a doutrina é uma doutrina bíblica?

  • Isso resultou não apenas num afastamento dos princípios bíblicos, mas numa visão distorcida do que realmente é uma doutrina bíblica. Para muitos, por exemplo, doutrina simplesmente é sinônimo de imposição de usos e costumes, regras rígidas de estética, e certas proibições de convívio social.

Qual o significado da doutrina jurídica?

  • Nota: Para outros significados de doutrina jurídica, veja Doutrina jurídica. Nota: Para outros significados de doutrina católica, veja Doutrina da Igreja Católica. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico, entre outros.