:

O que é elipse e exemplos?

Índice:

  1. O que é elipse e exemplos?
  2. O que significa Ellipse?
  3. Como identificar um elipse?
  4. Quais são as elipses?
  5. O que é silepse e exemplos?
  6. O que é paradoxo é um exemplo?
  7. Quais são os tipos de silepse?
  8. Qual o significado da elipse em matemática?
  9. Quais são os tipos de elipse?
  10. Qual é a linguagem de elipse?
  11. Qual a lógica da elipse?

O que é elipse e exemplos?

Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".) ...

O que significa Ellipse?

A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

Como identificar um elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

Quais são as elipses?

Elipse é uma figura de linguagem de sintaxe na qual ocorre a omissão de alguns textos na sentença. São termos que não foram mencionados hora nenhuma, e podem ser compreendidos pelo contexto ou pela gramática.

O que é silepse e exemplos?

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Quais são os tipos de silepse?

A silepse, também conhecida como concordância ideológica, pode ser classificada em três tipos: silepse de gênero, número e pessoa.

Qual o significado da elipse em matemática?

  • Exemplo: “Ele gosta de música, eu de viagens” (omissão do verbo “gostar” no segundo período da oração). Ver também: o significado das Figuras de Linguagem. Em matemática, elipse consiste numa forma geométrica quase circular, mas ligeiramente achatada, fazendo com que possua um eixo maior e um eixo menor.

Quais são os tipos de elipse?

  • Além deste, existem diversos outros tipos de elipse, como veremos mais à frente. A elipse é utilizada principalmente nos discursos informais, e também em textos, com o objetivo de deixá-los mais dinâmicos e evitar a repetição de alguns termos. Vale ressaltar que a ausência dos termos não interfere na compreensão do enunciado.

Qual é a linguagem de elipse?

  • Elipse é uma figura de linguagem de sintaxe na qual ocorre a omissão de alguns textos na sentença. São termos que não foram mencionados hora nenhuma, e podem ser compreendidos pelo contexto ou pela gramática. A ausência desses termos não prejudica a compreensão da frase. Há alguns tipos e vamos dar exemplos.

Qual a lógica da elipse?

  • A elipse está categorizada nas figuras de linguagem como figura de construção, a qual tem como principal objetivo conferir maior expressividade ao significado de um texto. Por isso, a lógica da frase é substituída pela maior expressividade conferida ao sentido.