:

Qual é o significado da palavra driblar?

Índice:

  1. Qual é o significado da palavra driblar?
  2. O que significa eu vou driblando?
  3. O que significa driblar o tempo?
  4. Qual é o certo Dibre ou drible?
  5. O que é o drible no futebol?
  6. O que significa a expressão pimba?
  7. Como se escreve chute?
  8. Como conjugar o verbo driblar?
  9. O que é o drible da vaca?

Qual é o significado da palavra driblar?

verbo transitivo direto [Esporte] Fazer fintas com a bola ou com o corpo, buscando enganar o atleta adversário; fintar: driblar o jogador. [Figurado] Transpor uma dificuldade, um obstáculo; ultrapassar: driblar os problemas da vida.

O que significa eu vou driblando?

[Figurado] Fazer com que alguém acredite em algo falso, numa mentira; enganar, iludir: driblava os clientes com descontos falsos.

O que significa driblar o tempo?

Driblar é ter controle sobre o espaço e o tempo, significa domar o tempo, conhecer o exato momento de parar e arremeter sobre o oponente e, ao mesmo tempo, driblar também é modificar e construir o espaço, é transformar um pequeno ...

Qual é o certo Dibre ou drible?

O correto seria "dribladoras", derivada do verbo "driblar", conforme manda o dicionário. Mas quem conhece futebol sabe bem que o "dibre" sempre existiu. ... Ele, sim, popularizou o dibre, que sempre foi dito e repetido com fervor nas ruas, na várzea e no campo de futebol.

O que é o drible no futebol?

O drible é usado no futebol, basquete, handebol, entre outros, e nada mais é do que uma ação ou uma finta para se desvencilhar do adversário. Quem nunca ouviu falar do drible da vaca, caneta, carretilha, chapéu, elástico, vários nomes e estilos que levam ao delírio todos que assistem ao futebol?

O que significa a expressão pimba?

[Portugal, Informal, Depreciativo] Que revela mau gosto ou fraca qualidade (ex.: a televisão tem muitos programas pimbas; que roupa tão pimba!).

Como se escreve chute?

Significado de Chute substantivo masculino Pontapé; impulso forte dado com o pé para colocar uma bola em movimento: foi um chute do atacante.

Como conjugar o verbo driblar?

Indicativo

  1. Presente. eudriblo-o. tudribla-lo. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudriblava-o. tudriblava-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudriblei-o. tudriblaste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudriblara-o. tudriblara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. eudriblá-lo-ei. tudriblá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eudriblá-lo-ia. ...
  7. Pretérito Imperfeito. eudriblasse.

O que é o drible da vaca?

Quando o adversário dava o bote, ele puxava a bola para o outro lado, fazendo um movimento giratório semelhante ao que a vaca faz ao mexer o rabo. Alguém batizou o lance de “drible do rabo de vaca”, que acabou simplificado para “drible da vaca”.