:

O que significa a expressão em detrimento de?

Índice:

  1. O que significa a expressão em detrimento de?
  2. O que significa uma coisa em detrimento de outra?
  3. Quando usar o termo em detrimento?
  4. O que é detrimento exemplo?
  5. Pode ser sinônimo?
  6. Qual a origem da palavra detrimento?
  7. Quais são os antônimos de “detrimento”?
  8. Qual o significado do termo detimento?

O que significa a expressão em detrimento de?

Dano, prejuízo. Causando prejuízo ou desvantagem em (ex.: há indícios de favorecimento de um concorrente em detrimento dos outros).

O que significa uma coisa em detrimento de outra?

Esta palavra pode indicar um dano ou prejuízo sofrido por alguém, que pode ser moral ou material. Na gramática, a locução "em detrimento de" é usada no caso da contraposição entre dois elementos, sendo que um é escolhido e outro recusado / prejudicado. Esta locução possui o mesmo significado de "em vez de".

Quando usar o termo em detrimento?

A locução “em detrimento de” pode ser usada com o mesmo sentido de “em vez de”. Assim, o termo aparece para designar uma oposição à alguém ou alguma coisa, para apontar dois elementos que se contrapõe, para demonstrar uma escolha onde algo ou alguém será escolhido enquanto algo ou alguém não o será.

O que é detrimento exemplo?

locução prepositiva Que ocorre de modo a causar prejuízo moral ou material a; em oposição ao interesse de: algumas associações estão sendo privilegiadas em detrimento de outras. Comparação entre dois elementos em que um é aceito e o outro negado; em vez de: o uso do capitalismo em detrimento do socialismo.

Pode ser sinônimo?

1 é capaz, consegue, controla, sabe, tem potencial, logra.

Qual a origem da palavra detrimento?

  • A palavra detrimento tem sua origem no latim “detrimentum”, cujo sentido etimológico relaciona-se com a diminuição ou desgaste que um objeto sofreu por causa do contato com o atrito. Por esta forma, a palavra detrimento possui ligação com o termo “detrito” e, por conseguinte, o verbo “deteriorar”.

Quais são os antônimos de “detrimento”?

  • Os principais antônimos de “detrimento” são: 1 Reconstituição; 2 Recuperação; 3 Manutenção; 4 Reparação; 5 Vantagem; 6 Aquisição; 7 Benefício; 8 Interesse; 9 Proveito; 10 Prêmio; 11 Ganho; 12 Apreço; 13 Lucro. More ...

Qual o significado do termo detimento?

  • Geral Redação m Detrimento é um substantivo masculino que significa perda, dano e prejuízo. Como sinônimos do termo encontram-se as seguintes palavras: agravo, rombo, quebra, desvantagem e estrago.