:

O que é a descentralização?

Índice:

  1. O que é a descentralização?
  2. Qual o significado de descentralização industrial?
  3. Porque ocorreu a descentralização industrial brasileira?
  4. Qual a diferença entre descentralização e desconcentração industrial?
  5. É exemplo de descentralização?
  6. O que é descentralização exemplo?
  7. O que é descentralização e desconcentração na administração pública?
  8. Como se caracteriza a descentralização?
  9. Qual é a descentralização por serviços?
  10. Qual a descentralização da administração?
  11. Qual o novo arranjo para a descentralização?

O que é a descentralização?

Significado de Descentralizar verbo transitivo Afastar; separar do centro. Implantar a descentralização administrativa de: o serviço público foi descentralizado.

Qual o significado de descentralização industrial?

1. Descentralização industrial. É o processo através do qual as industrias migram dos grandes polos industriais para cidades menores com condições favoráveis para a produção.

Porque ocorreu a descentralização industrial brasileira?

A guerra fiscal entre as várias unidades da Federação, os salários mais baixos nas regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fontes de matérias-primas, o nível da infraestrutura local e o desenvolvimento do Mercosul têm provocado o deslocamento da indústria em direção a diferentes regiões.

Qual a diferença entre descentralização e desconcentração industrial?

Desconcentrar pode assumir o significado de retirar a concentração intelectual ou reduzir a concentração de moléculas ou elementos. Descentralizar tem mais o sentido de retirar características ou qualidades do centro, dispersando-as pela periferia.

É exemplo de descentralização?

Descentralização por serviços: Assim se denomina a descentralização administrativa em que o Poder Público cria uma pessoa jurídica e atribui a titularidade e a execução de serviço público, como exemplos clássicos há a criação de entes da Administração Indireta, isto é, autarquias, fundações, sociedades de economia ...

O que é descentralização exemplo?

A descentralização caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido. Por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo detinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido.

O que é descentralização e desconcentração na administração pública?

A desconcentração liga-se à hierarquia. Diferentemente, a descentralização supõe a existência de pelo menos duas pessoas, dentre as quais se repartem as competências.

Como se caracteriza a descentralização?

  • A descentralização caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido. Por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo detinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido.

Qual é a descentralização por serviços?

  • A descentralização por serviços, funcional ou técnica é a que se verifica quando o poder público (União, Estados, Distrito Federal ou Município), por meio de uma lei, cria uma pessoa jurídica de direito público ( autarquia) e, a ela, atribui a titularidade (não a plena, mas a decorrente de lei) e a execução de serviço público descentralizado.

Qual a descentralização da administração?

  • Dentro da administração, a centralização mostra que a pessoa que está no topo da hierarquia possui a mais alta autoridade dentro de uma empresa, e que as demais acatam essa autoridade conforme as posições abaixo do organograma. A descentralização é um pouco diferente.

Qual o novo arranjo para a descentralização?

  • O Decreto 7.5, que regulamenta a Lei 8.080/90, estabelece um novo arranjo para a descentralização, definindo que os serviços prestados permanecerão organizados em níveis crescentes de complexidade, em unidades geográficas específicas e para clientelas definidas.