:

O que significa a palavra demográfica?

Índice:

  1. O que significa a palavra demográfica?
  2. O que significa Estudo demográfico?
  3. Qual a origem da palavra demografia e o que significa?
  4. Qual é o seu significado na Geografia da palavra demografia?
  5. O que é a explosão demográfica?
  6. O que é demografia e o que ela estuda?
  7. O que significa demografia brasileira?
  8. O que é cenário demográfico?
  9. O que significa densidade demográfica?
  10. Em que se baseia a demografia?
  11. Qual o significado da demografia?
  12. Qual é o plural de demográfico?
  13. Quais são os conceitos básicos da demografia?
  14. Quais são as principais características da demografia brasileira?

O que significa a palavra demográfica?

Relativo a demografia ou à estatística da população (ex.: crescimento demográfico).

O que significa Estudo demográfico?

Demografia é o estudo das populações a partir da análise de fenômenos sociais relacionados com comportamento, movimentação, crescimento ou diminuição da populacional de uma região. O objetivo de uma análise demográfica é estudar a dinâmica de uma população.

Qual a origem da palavra demografia e o que significa?

A demografia (do grego demos, povo, e graphein, escrita) é uma área das ciências sociais que estuda a dinâmica populacional humana. O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas.

Qual é o seu significado na Geografia da palavra demografia?

A Demografia é uma área do conhecimento que estuda a dinâmica das populações sejam elas humanas ou não. Significa, literalmente, “estudo do povo”, pois esta palavra é a junção de "demos" (povo) e "grafia" (escrita,descrição). Também é chamada deGeografia da População”, por se relacionar estreitamente com a Geografia.

O que é a explosão demográfica?

Explosão demográfica é o crescimento elevado e acelerado da população de uma determinada localidade ou do mundo todo.

O que é demografia e o que ela estuda?

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.

O que significa demografia brasileira?

Demografia do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas do território brasileiro. ... No censo demográfico brasileiro, a população é contada em todo o território do Brasil e os resultados são usados pelo governo no desenvolvimento de políticas públicas.

O que é cenário demográfico?

A partir dos anos 1960, veio à tona com grande força a preocupação demográfica. ... Consolidou-se a leitura unívoca de que o crescimento populacional era um problema a ser combatido. A pobreza e a miséria no mundo estavam de certa forma mais próximas, tornavam-se mais conhecidas.

O que significa densidade demográfica?

[ Geografia ] O mesmo que densidade populacional. [ Geografia ] Número de indivíduos, geralmente habitantes, por unidade de território.

Em que se baseia a demografia?

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.

Qual o significado da demografia?

  • Significado: demo- povo; grafia- estudo, ou seja, Demografia é o estudo do povo/população. A demografia é um estudo que engloba também projetos do governo em relação à população, como o IDH. Ao definir sua política (governo) tem duas opções: estimular ou dificultar novos nascimentos.

Qual é o plural de demográfico?

  • Plural de demográfico, relativo à demografia, estudo da sociedade que levanta dados como: moralidade, natalidade, casamento, doenças etc. Os dados demográficos foram apresentados no gráfico.

Quais são os conceitos básicos da demografia?

  • Além do contexto geral da população de uma região, a análise demográfica também pode ser voltada ao estudo de grupos específicos, como idosos, indígenas ou migrantes. Quais os conceitos básicos da demografia? Os conceitos fundamentais para entender a demografia são:

Quais são as principais características da demografia brasileira?

  • Conforme o IBGE, as principais características da demografia do Brasil são: com base na análise da quantidade de nascimentos, a população cresce em média a cada 20 segundos; as mulheres representam 51,7% da população e os homens são 48,3%; a população é principalmente jovem (32,6% da população tem entre 15 e 59 anos);