:

Qual é o significado da depressão?

Índice:

  1. Qual é o significado da depressão?
  2. O que é exatamente a depressão?
  3. Como pode ser definida a depressão?
  4. Como se abrevia depressão?
  5. O que a OMS diz sobre a depressão?
  6. O que os psicólogos falam sobre a depressão?
  7. O que a depressão causa na mente?
  8. O que diz a OMS sobre a depressão?
  9. Como pode ser classificada a depressão?
  10. Qual é a causa da depressão?
  11. Quais os tipos de depressão?
  12. Por que a depressão é importante para você?
  13. Como tratar a depressão?

Qual é o significado da depressão?

Depressão é um termo utilizado na psiquiatria para designar um transtorno de humor, uma síndrome em que a principal queixa apresentada pelos pacientes é o humor depressivo e às vezes irritável, durante a maior parte do dia. No entanto, a depressão é considerada muito mais profunda do que a tristeza.

O que é exatamente a depressão?

A depressão é um transtorno afetivo que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração. Estima-se que aproximadamente 350 milhões de pessoas sejam atingidas por diferentes tipos de depressão em todo o mundo.

Como pode ser definida a depressão?

A depressão é uma doença mental. Ela é caracterizada por alterações na atividade cerebral que levam a um quadro duradouro de tristeza ou perda de interesse por atividades corriqueiras.

Como se abrevia depressão?

O que é Mdd: Sigla em inglês que significa Major Depressive Disorder. Isto é, o mesmo que Transtorno depressivo maior. É um distúrbio mental caracterizado pela depressão persistente.

O que a OMS diz sobre a depressão?

A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.

O que os psicólogos falam sobre a depressão?

As pessoas que sofrem deste transtorno sentem uma tristeza profunda. A depressão é uma doença grave, que causa alterações emocionais importantes e que influenciam diretamente na forma como a pessoa percebe, sente e se relaciona com o mundo e as pessoas.

O que a depressão causa na mente?

Raciocínio lento ou agitação. A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

O que diz a OMS sobre a depressão?

A depressão é um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.

Como pode ser classificada a depressão?

O Ministério da Saúde (BRASIL, 2006) classifica a depressão, em relação aos níveis de gravidade, em leve, moderada e grave. Na depressão leve o paciente apresenta sintomas como humor deprimido, anedonia, falta de energia, porém ele não para suas funções completamente.

Qual é a causa da depressão?

  • Depressão nada mais é que um ciclo vicioso pessimista. Quanto mais se pensa, mais se enfraquece; quanto menos se age, mais se afoga. Se a causa dos problemas está no passado, cada vez que você olha para trás um pensamento de amargura pode invadir seu coração.

Quais os tipos de depressão?

  • Existem 2 tipos de depressão: 1 Depressão relativa: Possui altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas está localizada acima do nível do mar; 2 Depressão absoluta: Está localizada abaixo no nível do mar. More ...

Por que a depressão é importante para você?

  • É melhor dizer que as mudanças de comportamento são temporárias e fazem parte da depressão. Também vale reforçar: embora a doença o faça acreditar que ele não é importante, para você, ele é, sim! É importante ajudá-lo a reconhecer o que é real e o que é um pensamento provocado pelo transtorno.

Como tratar a depressão?

  • Sendo uma condição incapacitante e que põe em risco a segurança de quem a tem, é imprescindível que haja acompanhamento médico. Se você se identificou com algum dos sintomas apontados, busque auxílio profissional para tratar a doença. Se você já foi diagnosticado (a) com depressão, continue o tratamento.