:

Qual é o significado de democrática?

Índice:

  1. Qual é o significado de democrática?
  2. O que significa a palavra democracia resposta?
  3. Qual a origem da palavra democracia e o que ela significa?
  4. Quais são os 3 tipos de democracia?
  5. O que é a gestão democrática na escola?
  6. O que é a democracia e como surgiu?
  7. O que é democracia Dicionário Aurélio?
  8. Quando e onde surgiu o conceito de democracia?
  9. Quais são os 3 tipos clássicos de democracia explique cada um deles *?
  10. Qual o tipo de democracia que temos no Brasil?
  11. Qual o significado da palavra democracia?
  12. Por que o Brasil é um Estado Democrático?
  13. Quem é o Estado democrático de Direito?
  14. Como criar um Estado Democrático?

Qual é o significado de democrática?

1. Relativo à democracia ou aos democratas. 2. Que rege ou se rege pelos princípios da democracia.

O que significa a palavra democracia resposta?

A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa "povo") e kratos (que significa "poder" ou "forma de governo"). Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política.

Qual a origem da palavra democracia e o que ela significa?

O termo "democracia" apareceu pela primeira vez no antigo pensamento político e filosófico grego na cidade-Estado de Atenas durante a antiguidade clássica. ... Todos os cidadãos elegíveis eram autorizados a falar e votar na assembleia, que estabelecia as leis da cidade-Estado.

Quais são os 3 tipos de democracia?

Não existindo apenas um tipo de regime político democrático, a democracia divide-se, basicamente, em: direta, participativa e representativa.

O que é a gestão democrática na escola?

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.

O que é a democracia e como surgiu?

O termo democracia tem origem grega – “demokracia” (demo = povo e kracia = governo) – e quer dizer governo do povo. Ele surgiu na Grécia Antiga, mais especificamente em 510 a.C., nas cidades-estados de Atenas.

O que é democracia Dicionário Aurélio?

Segundo o dicionário Aurélio, democracia é doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão de poderes e pelo controle da autoridade, isto é, dos ...

Quando e onde surgiu o conceito de democracia?

O conceito de democracia como “poder do povo” surgiu na Grécia antiga, aproximadamente no século V a. ... O termo demokratia é composto dos vocábulos demos, “povo”, e kratos, “poder”.

Quais são os 3 tipos clássicos de democracia explique cada um deles *?

Democracia direta: exercida em Atenas, no período clássico. Dela todos os cidadãos podiam participar, diretamente, apresentando projetos de leis e votando nos projetos apresentados por seus iguais. ... Democracia representativa: é um tipo que surge junto ao parlamentarismo e ao republicanismo.

Qual o tipo de democracia que temos no Brasil?

Desde a Proclamação da República, o Brasil tem sido governado por três poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, em que o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. O regime de governo vigente no Brasil é o presidencialismo.

Qual o significado da palavra democracia?

  • Significado de Democracia. Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.

Por que o Brasil é um Estado Democrático?

  • Durante esse período, a consciência democrática foi um forte elemento de oposição à ditadura, que culminou no movimento "diretas já" e no fim do regime ditatorial em 1985. Desde então, o Brasil se encontra em um período democrático: consta no artigo 1º da Constituição que o Brasil é um Estado Democrático de Direito.

Quem é o Estado democrático de Direito?

  • Leia sobre o Estado Democrático de Direito. Social democracia é a designação de partidos e correntes políticas com tendências marxistas e que surgiram antes da I Guerra Mundial. Este tipo de ideologia política tem como fundamento o marxismo e princípios como igualdade e justiça social, solidariedade e liberdade.

Como criar um Estado Democrático?

  • A democracia moderna prevê a criação de um Estado de Direito, onde todos são, a princípio, livres e iguais, não importando a origem, a classe social, a cor ou a religião. Aliás, o Estado Democrático deve ser laico, para que contemple as pessoas de todas as religiões existentes.