:

O que é que significa a palavra cônjuge?

Índice:

  1. O que é que significa a palavra cônjuge?
  2. Como se lê a palavra cônjuge?
  3. Qual a etimologia da palavra cônjuge?
  4. Que possui mais de um cônjuge?
  5. O que é o número do cônjuge?
  6. Qual o sinônimo de cônjuge?
  7. Quem tem união estável e cônjuge?
  8. Qual filho tem mais direito na herança?
  9. O que é CPF do cônjuge?
  10. Quem é o cônjuge?
  11. Como se pronuncia a palavra cônjuge?
  12. Como se usa a palavra cônjuge em Portugal?
  13. Quando chama-se o cônjuge?

O que é que significa a palavra cônjuge?

De maneira resumida, cônjuge é o substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal. Isto é, que está oficialmente casado. Logo, chama-se cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte.

Como se lê a palavra cônjuge?

Por conseguinte, a palavra cônjuge deve pronunciar-se [côn–ju–je].

Qual a etimologia da palavra cônjuge?

Significado de Cônjuge Pessoa em relação a outra com quem se vive de modo matrimonial. ... Etimologia (origem da palavra cônjuge). A palavra cônjuge deriva do latim "conjux,ugis", que significa consorte.

Que possui mais de um cônjuge?

Poliandria (

O que é o número do cônjuge?

Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal, ou seja, que é casado oficialmente. Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte. Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria. Também dizemos que Maria é o cônjuge de João.

Qual o sinônimo de cônjuge?

15 sinônimos de cônjuge para 3 sentidos da palavra cônjuge: Companheiro do sexo masculino: 1 companheiro, esposo, marido, consorte, parceiro, homem.

Quem tem união estável e cônjuge?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, casamento e união estável não possuem o mesmo status, embora ambos se tratam de entidades familiares com a mesma relevância.

Qual filho tem mais direito na herança?

Conforme o Código Civil Brasileiro os filhos são considerados “herdeiros de primeira classe”, ou seja, os filhos possuem direito a herança com o cônjuge, o que também vale para o filho adotivo, tendo em vista que no Brasil os direitos de um filho adotivo e um filho biológico são equiparados, ou seja, possuem o mesmo ...

O que é CPF do cônjuge?

Agora, se o casamento foi regido pela comunhão parcial ou universal de bens, aí o correto é declarar os bens em comum com o cônjuge em uma única declaração. ... Lá nos seus dados cadastrais, você vai informar o CPF do cônjuge, então a receita já vai relacionar, fazendo esse cruzamento dos dados.

Quem é o cônjuge?

  • Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal, ou seja, que é casado oficialmente.Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte. Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria.

Como se pronuncia a palavra cônjuge?

  • A palavra cônjuge se pronuncia dando mais força à primeira sílaba, côn, seguida do ju como em "Juliana", e por fim o ge mais fraco que as demais sílabas, e pronunciado como em "gelado". Entre os sinônimos para cônjuge estão consorte, e também adequado a cada gênero especificamente, tem esposo e esposa, marido e mulher.

Como se usa a palavra cônjuge em Portugal?

  • Em Portugal, a lei não usa a palavra cônjuge para designar a qualidade de membro de uma união de facto. Na lei n.º 7/2001, de 11 de Maio, que recentemente reforçou as medidas de protecção às uniões de facto, as expressões usadas são «pessoas que vivem em união de facto» e «membro da união de facto».

Quando chama-se o cônjuge?

  • Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte. Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria. Também dizemos que Maria é o cônjuge de João. Dizemos mesmo "o" no masculino, pois se trata de um substantivo unicamente masculino, mas aplicado aos dois gêneros.