:

O que é a conjunção?

Índice:

  1. O que é a conjunção?
  2. Que palavra remete ao significado de conjunção?
  3. Qual a definição da classe conjunção?
  4. O que é conjunção E quais são elas?
  5. Qual o sentido da conjunção e?
  6. Quais são as conjunções explicativas?
  7. Qual a função das conjunções?
  8. Quais são as conjunções?
  9. Quais são as conjunções do enunciado?
  10. Quais são as conjunções essenciais?
  11. Quais são as conjunções alternativas?

O que é a conjunção?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia.

Que palavra remete ao significado de conjunção?

Resposta: Situação oportuna; conjuntura, ocasião, circunstância. ... Etimologia (origem da palavra conjunção).

Qual a definição da classe conjunção?

Conjunção (do termo latino conjunctione) é uma das classes de palavras definidas pela gramática geral. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência ou de simples coordenação.

O que é conjunção E quais são elas?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. ...

Qual o sentido da conjunção e?

Estabelecem relação de adição entre as orações ou os termos conectados. Como exemplos de conjunções aditivas, temos “e” (para sentido positivo), “nem” (para sentido negativo), entre outros.

Quais são as conjunções explicativas?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

Qual a função das conjunções?

As conjunções são unidades da língua que apresentam as funções de conectar ou transpor orações e outros termos do enunciado.

Quais são as conjunções?

  • As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo, entre eles, uma relação de dependência ou de simples coordenação. Já as locuções conjuntivas são um conjunto de palavras que exercem a função de conjunção em um enunciado .

Quais são as conjunções do enunciado?

  • Nos dois casos, temos um enunciado com duas orações, já que em cada um temos dois verbos. As palavras marcadas em vermelho são as conjunções que ligaram uma oração a outra no mesmo enunciado. Entretanto, a conjunção mas e a conjunção que possuem classificações diferentes: a primeira é uma conjunção coordenativa, e a segunda, subordinativa.

Quais são as conjunções essenciais?

  • São chamados de "conjunções essenciais" aqueles elementos que atuam sempre como conjunção: e, nem, mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ou, pois, porque, portanto, se, ora, apesar e como . As conjunções e as locuções conjuntivas podem ser classificadas em dois grandes grupos: coordenativas e subordinativas .

Quais são as conjunções alternativas?

  • Como exemplo de conjunções alternativas temos o “ou”. Dependendo do contexto, temos também as conjunções alternativas “já”, “bem”, “talvez”, “ora”, entre outras. Elas podem ou não aparecer repetidas entre os termos que ligam. Vamos resolver isso ou não nos encontramos mais. Ora ficava interessado, ora ficava disperso.