:

O que quer dizer algo constitucional?

Índice:

  1. O que quer dizer algo constitucional?
  2. O que significa a expressão Constituição?
  3. Como se escreve constitucionalmente?
  4. O que é infra inconstitucional?
  5. O que é um Direito Constitucional?
  6. O que é uma lei constitucional?
  7. Qual é o significado da Constituição brasileira?
  8. O que diz a Constituição brasileira?
  9. O que diz o artigo 5 da Constituição Federal?

O que quer dizer algo constitucional?

Significado de Constitucional adjetivo Que se refere à constituição, ao conjunto das leis que regem uma nação e organizam um Estado: normas constitucionais. Legítimo; que está em conformidade com a constituição, que não a desrespeita ou por ela é regido: república constitucional.

O que significa a expressão Constituição?

Uma constituição é um conjunto base de leis, normas e regras de um país ou, até mesmo, de uma instituição. ... Enquanto legislação, a constituição é a lei máxima que apresenta os limites do poder do governo e descreve os deveres e direitos de cada cidadão.

Como se escreve constitucionalmente?

constitucionalmenteconstitucionalmente | adv....cons·ti·tu·ci·o·nal nal

  1. Da Constituição ou a ela relativo.
  2. Inerente à constituição (do indivíduo).
  3. Regido por Constituição.
  4. Representativo. ...
  5. Partidário da Constituição.

O que é infra inconstitucional?

É a norma, preceito, regramento, regulamento e lei que estão hierarquicamente abaixo da Constituição Federal. A Constituição Federal é considerada a Lei Maior do Estado, e as demais normas jurídicas são consideradas infraconstitucionais, pois são inferiores às regras previstas na Constituição.

O que é um Direito Constitucional?

O direito constitucional é uma área do direito que tem como objeto as normas que definem e constituem um Estado. No Brasil, essas normas estão presentes na Constituição Federal Brasileira de 1988.

O que é uma lei constitucional?

A Constituição é considerada a Lei máxima e fundamental do Estado. Ocupa o ponto mais alto da hierarquia das Normas Jurídicas. Por isso recebe nomes enaltecedores que indicam essa posição de ápice na pirâmide de Normas: Lei Suprema, Lei Maior, Carta Magna, Lei das Leis ou Lei fundamental.

Qual é o significado da Constituição brasileira?

Trata-se de norma fundamental que organiza o Estado e determina a divisão dos poderes políticos, os direitos e garantias fundamentais, a ordem social e econômica.

O que diz a Constituição brasileira?

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...)

O que diz o artigo 5 da Constituição Federal?

Reunidos no artigo 5º, eles estão fundamentados pelo seguinte princípio: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.