:

Como citar hino ABNT?

Índice:

  1. Como citar hino ABNT?
  2. Qual citação deve ter prioridade em um trabalho acadêmico?
  3. Como referenciar tratados internacionais ABNT?
  4. Quando mencionadas pela primeira vez no texto devem ser indicadas entre parênteses precedidas do nome completo este conceito Refere-se A?
  5. Como fazer a citação de um poema?
  6. Como fazer referencias a sites ABNT?
  7. Como citar indiretamente?
  8. Qual o objetivo das citações em um trabalho acadêmico?
  9. Como fazer referência da Declaração Universal dos Direitos Humanos ABNT?
  10. Como referenciar artigo internacional?
  11. Qual é a medida cautelar?
  12. Quais as medidas cautelares do Código de Processo Penal?
  13. Como é feita a ficha catalográfica?
  14. Quando é decretada a prisão cautelar?

Como citar hino ABNT?

SOBRENOME, Nome do Compositor (es). Título da música (ou faixa de gravação). Seguidos da expressão In: e da referência do documento sonoro no todo (SOBRENOME, Nome do Interprete.

Qual citação deve ter prioridade em um trabalho acadêmico?

Citação Direta: quando se transcreve textualmente parte da obra do autor consultado. O texto deverá vir entre aspas duplas. Além do autor e data também deverá ser indicada a página da consulta.

Como referenciar tratados internacionais ABNT?

TÍTULO do tratado. data do tratado. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

Quando mencionadas pela primeira vez no texto devem ser indicadas entre parênteses precedidas do nome completo este conceito Refere-se A?

Obs1.: As siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses, precedidas do nome completo DORAVANTE em letras maiúsculas. Obs2.: As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho menor e uniforme.

Como fazer a citação de um poema?

Ao citar partes de obra (poemas, ensaios etc.), fazê-lo com aspas; ao citar o nome da obra, fazê-lo em itálico. Ex.: O poema “A educação pela pedra”, do livro A educação pela pedra. 10. Citação de palavras ou expressões do poema, também entre aspas; ou mesmo ao referir-se a uma determinada palavra de dicionário.

Como fazer referencias a sites ABNT?

Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT

  1. com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.
  2. sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Como citar indiretamente?

A diferença é que na citação indireta, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra e o número da página é opcional e raramente usado, as aspas ou o recuo também não são usados.

Qual o objetivo das citações em um trabalho acadêmico?

Elas servem para situar o leitor no contexto teórico do trabalho, parafraseando ou transcrevendo literalmente o texto da referência. As citações servem também para esclarecimento, sustentação ou ilustração do assunto.

Como fazer referência da Declaração Universal dos Direitos Humanos ABNT?

No Brasil, é mais comum a utilização dar normas da ABNT. A citação direta referenciada no texto: nesta, a frase começa dentro do texto, mas faz uso de aspas durante o processo. Ex: Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948, p. 4): "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos".

Como referenciar artigo internacional?

Para publicações em língua estrangeira (livros, periódicos, trabalhos acadêmicos etc.), os elementos das referências devem ser preservados na língua de origem (local, data, edição, editora, título, autoria), com exceção das abreviaturas de volume, número, capítulo e página, em caso de revistas e jornais.

Qual é a medida cautelar?

  • A medida cautelar é um procedimento judicial que seu advogado solicita ao juiz para proteger, conservar e defender um direito que está sendo ameaçado, seja no âmbito cível ou criminal. Além disso, ela assegura a eficácia de determinado direito. Em algumas situações do dia a dia os nossos direitos são ameaçados.

Quais as medidas cautelares do Código de Processo Penal?

  • Além da prisão, o Código de Processo Penal (CPP) prevê nove situações de aplicação de medidas cautelares: Comparecimento do acusado perante o juiz para informar sobre suas atividades. Proibição de frequentar determinados locais para evitar o cometimento de novas infrações.

Como é feita a ficha catalográfica?

  • A Ficha catalográfica deve ser feita sempre de acordo com as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, que define ser necessário uma ficha para cada livro ou documento. Ela deverá ser confeccionada com a margem esquerda em parágrafos preestabelecidos e a direita em parágrafos livres.

Quando é decretada a prisão cautelar?

  • A prisão também pode ser decretada se o acusado descumprir a ordem recebida em uma medida cautelar anterior. A prisão cautelar é decretada antes do julgamento, ou seja, antes da sentença, para garantir a segurança do processo ou da vítima, por exemplo.