:

Como fazer uma injeção intramuscular?

Índice:

  1. Como fazer uma injeção intramuscular?
  2. Como aplicar injeção intramuscular Gluteo?
  3. Quais são os músculos utilizados para a aplicação de injeção intramuscular?
  4. Qual o ângulo para aplicar injeção intramuscular?
  5. Como é feita a técnica em Z?
  6. Qual agulha para aplicação intramuscular?
  7. Qual a posição do bisel da agulha para aplicar injeção intramuscular?
  8. Quantos ml o glúteo suporta?
  9. Qual é o volume máximo a ser administrado na injeção intramuscular?
  10. Qual tipo de agulha para intramuscular?
  11. Qual a via da injeção intramuscular?
  12. Como evitar a injeção intramuscular mal aplicada?
  13. Como aplicar a medicação intramuscular?
  14. Como ocorre a absorção de injeção intramuscular?

Como fazer uma injeção intramuscular?

Técnica

  1. Escolha um local adequado para a injeção. ...
  2. Limpe a pele com algodão e álcool, e aguarde a pele secar;
  3. Com os dedos polegar e indicador, da sua mão não dominante, agarre suavemente a pele do local da injeção;
  4. Posicione a seringa em um ângulo de 90 graus em relação à epiderme, com o bizel da agulha lateralizado.

Como aplicar injeção intramuscular Gluteo?

Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega. No caso da aplicação da injeção no glúteo, deve-se inserir primeiro a agulha e só depois juntar a seringa; Puxar um pouco o êmbolo, para verificar se existe entrada de sangue na seringa.

Quais são os músculos utilizados para a aplicação de injeção intramuscular?

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Qual o ângulo para aplicar injeção intramuscular?

As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor. Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco.

Como é feita a técnica em Z?

Uma das formas de realizar a administração intramuscular é com a técnica em Z. O método em Z (Z-track) cria um ziguezague através dos tecidos, o que veda o trajeto da agulha, para evitar o retorno da medicação.

Qual agulha para aplicação intramuscular?

O comprimento e o calibre da agulha variam de acordo com a massa muscular e a solubilidade do líquido a ser injetado, geralmente utilizamos as agulhas 25 x 08 ou 30 x 07 mm. O bisel da agulha deve ser trifacetado e longo, facilitando assim a penetração da agulha sem lesão a pele.

Qual a posição do bisel da agulha para aplicar injeção intramuscular?

A agulha penetra a pele com um ângulo baixo, de 15°, e com o bisel voltado para cima. O medicamento então é injetado lentamente, formando uma pequena pápula sob a pele.

Quantos ml o glúteo suporta?

CONSIDERANDO Koch et ali (1996), o volume máximo de volume para aplicação na região glútea é de 5ml, no deltóide 3ml, não fazendo referência a região vasto lateral da coxa.

Qual é o volume máximo a ser administrado na injeção intramuscular?

CONSIDERANDO Giovani (2002), o volume máximo a ser administrado pela via intramuscular é de 4ml, levando-se em consideração a estrutura muscular do paciente que varia com a região e a idade, no adulto o volume máximo absorvido pela região glútea é de 4ml, a do vasto lateral da coxa 3ml e do deltóide no máximo 2ml.

Qual tipo de agulha para intramuscular?

A seleção de um calibre depende da viscosidade do líquido a ser injetado. Assim, para medicamentos aquo- sos (vitamina B12, por exemplo), utiliza-se agulhas de calibre 0,7 mm. Para medicamentos do tipo suspensões ou oleosos, como é o caso da maioria dos anticoncep- cionais, utiliza-se agulhas de calibre 0,8 mm.

Qual a via da injeção intramuscular?

  • Figura 5 Figura 4 Figura 3 Via intramuscular Os medicamentos irritantes costumam ser dados via intramuscular devido às pouquíssimas terminações nervosas que se encontram na musculatura profunda. A absorção de uma injeção intramuscular ocorre mais rapidamente do que através de outras vias, exceto a endovenosa.

Como evitar a injeção intramuscular mal aplicada?

  • A injeção intramuscular mal aplicada pode causar: Paralisia ou necrose, que é a morte do músculo. Desta forma, é muito importante que a injeção seja aplicada, de preferência, por um enfermeiro ou farmacêutico treinado, de forma a evitar estas complicações que, em casos graves, podem colocar em perigo a vida da pessoa.

Como aplicar a medicação intramuscular?

  • Ao administrar uma injeção intramuscular, a penetração da agulha cria um canal (ou trajeto) bem estreito entre os tecidos. Com ele, fica possível aplicar a medicação sem que haja vazamentos. Use a técnica em Z para reduzir a irritação na derme e melhorar a absorção do produto, evitando que o medicamento saia do lugar.

Como ocorre a absorção de injeção intramuscular?

  • A absorção de uma injeção intramuscular ocorre mais rapidamente do que através de outras vias, exceto a endovenosa. Figura 6 Características das soluções aplicadas por essa via