:

Qual é o conceito da auditoria?

Índice:

  1. Qual é o conceito da auditoria?
  2. Qual é o objetivo de uma auditoria?
  3. O que é e para que serve a auditoria?
  4. Qual a origem e significado da palavra auditoria?
  5. Qual é o conceito da auditoria em termos de gestão?
  6. Qual o conceito de auditoria em saúde?
  7. Qual é a principal finalidade de uma auditoria contábil?
  8. Quais são os objetivos da auditoria exceto?
  9. Como é feito o trabalho de auditoria?
  10. Qual é o conceito e a finalidade da auditoria em termos de gestão?
  11. Qual é a auditoria?
  12. Qual o significado da palavra auditar?
  13. Quem realiza o processo de auditoria?
  14. Como é definida a auditoria?

Qual é o conceito da auditoria?

Auditoria é a análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, que tem como objetivo verificar se as ações dessas organizações estão conforme planejadas por elas, ou se estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo por Lei.

Qual é o objetivo de uma auditoria?

Auditoria é um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. O seu objetivo principal é examinar se elas estão de acordo com o que foi planejado ou estabelecido anteriormente pela organização.

O que é e para que serve a auditoria?

Auditoria é um termo que vem do inglês “to audit”, que significa examinar, ajustar, corrigir, certificar. Esse é o propósito da auditoria, examinar alguma coisa. ... Além disso, a auditoria serve também para conferir todos os fatos e operações que acontecem na empresa e que convergem na contabilidade.

Qual a origem e significado da palavra auditoria?

A palavra auditoria é derivada da palavra latina "audire", que significa ouvir. Durante os tempos medievais, quando o manual de contabilidade foi predominante, os auditores na Grã-Bretanha costumavam ouvir as contas lidas para eles e verificado se os envolvidos na organização não eram negligentes ou se havia fraudes.

Qual é o conceito da auditoria em termos de gestão?

A auditoria de gestão fornece uma análise profunda da empresa ou organismo auditor e, o mais importante, determina a aptidão da equipe, incluindo uma avaliação individual de cada executivo e sua adequação à estratégia da organização.

Qual o conceito de auditoria em saúde?

Em saúde, auditoria tem como premissa a avaliação da atenção com base na observação direta, no registro e na história clínica do paciente (LAMBECK apud COUTINHO et al., 2003). A auditoria em saúde, entre outros conceitos, é a avaliação sistemática da qualidade da assistência ao cliente (PAIM; CICONELLI, 2007).

Qual é a principal finalidade de uma auditoria contábil?

O principal objetivo da Auditoria Contábil consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas.

Quais são os objetivos da auditoria exceto?

6a Questão (Cód.: 87087) Pontos: 0,5 / 0,5 São objetivos da Auditoria, exceto: Cumprimento e aperfeiçoamento das normas aplicáveis Aplicação de sanções legais e multas por não cumprimento de norma interna Salvaguardar o patrimônio Avaliação dos controles gerenciais internos quanto à sua adequação, eficácia e eficiência ...

Como é feito o trabalho de auditoria?

Vejamos como realizar, em 6 passos, uma auditoria eficiente:

  1. Defina os objetivos. ...
  2. Tenha um cronograma em mãos. ...
  3. Deixe a equipe a par de tudo. ...
  4. Verifique se não há pendências anteriores. ...
  5. Não utilize checklist genérico. ...
  6. Elabore bons relatórios.

Qual é o conceito e a finalidade da auditoria em termos de gestão?

A auditoria de gestão fornece uma análise profunda da empresa ou organismo auditor e, o mais importante, determina a aptidão da equipe, incluindo uma avaliação individual de cada executivo e sua adequação à estratégia da organização.

Qual é a auditoria?

  • Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas. Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das ...

Qual o significado da palavra auditar?

  • A palavra auditar vem do verbo inglês to audit, que, traduzido, significa examinar, ajustar, corrigir, certificar. É exatamente isso que a auditoria faz: avaliar os processos, operações, registros, atividades e procedimentos da empresa.

Quem realiza o processo de auditoria?

  • Quem desempenha e realiza o processo de auditoria é o chamado auditor, responsável direto pela aplicação dos procedimentos. Cabe ao auditor dispor da parcialidade e objetividade, apresentando todas as falhas encontradas nos processos organizacionais, expondo-as e esclarecendo-as, para que assim possam ser realizadas as posteriores correções.

Como é definida a auditoria?

  • De maneira simples, pode ser definida como a auditoria que analisa todo o dinheiro, recursos e patrimônio que pertence à organização, assim como todo bem de valor que entra e sai da mesma (incluindo o dinheiro, é claro).