:

Que significa a palavra artrópode?

Índice:

  1. Que significa a palavra artrópode?
  2. Quais são os principais artrópodes de interesse médico?
  3. Quais são os grupos de artrópodes?
  4. Qual animal é um artrópode?
  5. Quais são os artrópodes de importância médica?
  6. Qual o conceito de artrópodes?
  7. Qual a diferença entre artrópodes e invertebrados?
  8. Quais são os filos mais próximos dos artrópodes?
  9. Como funciona o sistema circulatório dos artrópodes?

Que significa a palavra artrópode?

Artrópodo (ou artrópode) vem do grego arthrós, articulação + pous, podós, pé. Etimologicamente, portanto, significa "pés articulados".

Quais são os principais artrópodes de interesse médico?

Os grupos de maior interesse sanitário pertencem à Classe Insecta (insetos) e Arachinida (aranhas, escorpiões, etc.). Em Saúde Pública é dada maior importância aos vetores, isto é, aos artrópodos capazes de transmitir agentes infecciosos.

Quais são os grupos de artrópodes?

Ao estudar os artrópodes, costumamos separá-los em quatro grupos básicos: Quelicerados, Miriápodes, Crustáceos e Insetos.

Qual animal é um artrópode?

Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes).

Quais são os artrópodes de importância médica?

Os aracnídeos carrapatos e ácaros são tão nocivos à saúde humana que ganham importância médica. E, claro, existem os artrópodes letais, como algumas espécies de escorpiões, aranhas e lacraias. Por essas razões, os artrópodes são nossos maiores aliados – e também, inimigos.

Qual o conceito de artrópodes?

  • Conceito de artrópodes Os artrópodes são os animais invertebrados que formam o filo mais diverso do reino animal. Estes animais têm o corpo recoberto por um exosqueleto conhecido como cutícula e formado por uma série linear de segmentos ostensíveis, com apêndices de peças articuladas.

Qual a diferença entre artrópodes e invertebrados?

  • Apesar de suas diferenças anatômicas, todos estes animais compartilham duas características essenciais: são invertebrados e não têm esqueleto interno. Esta particularidade tem relação com a etimologia do termo, pois artrópodes significa pés ou patas articuladas (arthron equivale à articulação e podos a pé).

Quais são os filos mais próximos dos artrópodes?

  • No entanto, estudos genéticos recentes mostraram que não é assim e que os filos mais próximos dos artrópodes são os Onychophora e os Tardigrada, formando um grupo monofilético: os Panarthropoda. Além disso, parece aceitável que estes filos e os restantes Ecdysozoa formam um clado monofilético.

Como funciona o sistema circulatório dos artrópodes?

  • O sistema circulatório dos artrópodes consiste numa bateria de corações que se dispõem ao longo do corpo e que bombeiam a hemolinfa (o " sangue " destes animais na maior parte das vezes não contém hemoglobina, baseada em ferro, mas sim hemocianina, baseada em cobre ), que se encontra banhando os tecidos.