:

O que é ambiguidade exemplo?

Índice:

  1. O que é ambiguidade exemplo?
  2. O que é a ambiguidade?
  3. O que é a figura de linguagem ambiguidade?
  4. O que é ambiguidade resposta?
  5. O que é polissemia de um exemplo?
  6. O que é pleonasmo é um exemplo?
  7. O que é ambiguidade pragmática?
  8. Como saber se uma frase justifica a outra?
  9. Como ocorre a ambiguidade?
  10. Qual a gramática da ambiguidade?
  11. Qual o significado de ambíguo?
  12. Qual a origem da palavra “ambiguitas”?

O que é ambiguidade exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

O que é a ambiguidade?

A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.

O que é a figura de linguagem ambiguidade?

A ambiguidade faz parte das figuras de linguagem, e também é conhecida como anfibologia. Derivada do termo latino “ambiguitas”, que significa “equívoco”, “incerteza”, ela é considerada um vício de linguagem, ainda mais quando dita sem a intenção de dizer.

O que é ambiguidade resposta?

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

O que é polissemia de um exemplo?

O que é Polissemia: Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

O que é pleonasmo é um exemplo?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

O que é ambiguidade pragmática?

O mes- mo autor chama esse tipo de ambigüidade de Homonímia Temática. Por sua vez, as ambigüidades pragmáticas são causadas pela ausência de correspondência um-a-um entre forma gramatical e função comunicati- va de uma expressão lingüística (Dias da Silva 1996:105). Assim, frases como [Copie.] e [Quem você conheceu?]

Como saber se uma frase justifica a outra?

Em outras palavras: um texto pode ser gramaticalmente bem construído, com frases bem estruturadas, vocabulário correto, mas apresentar ideias disparatadas, sem nexo, sem uma sequência lógica: há coesão, mas não coerência.

Como ocorre a ambiguidade?

  • A ambiguidade não ocorre sempre da mesma forma e em um mesmo contexto. É recurso estilístico que pode ocorrer de várias formas diferentes. Observe abaixo de quantas maneiras diferentes ela pode aparecer: Esta figura de linguagem está ligada também à sintaxe. Ela pode ocorrer quando várias interpretações decorrem da estrutura da oração.

Qual a gramática da ambiguidade?

  • [Gramática] A ambiguidade é muito utilizada na linguagem poética ou literária, mas deve ser evitada em alguns tipos textuais. [Filosofia] Dualidade profunda de um termo, de uma proposição ou de uma situação. Etimologia (origem da palavra ambiguidade ). Do latim ambiguitas.

Qual o significado de ambíguo?

  • Veja o Significado de Ambíguo. Uma expressão ou texto ambíguo pode se apresentar de duas formas: ambiguidade estrutural e ambiguidade lexical. A estrutural provoca ambiguidade por causa da posição das palavras em um enunciado, gerando uma má compreensão do seu significado.

Qual a origem da palavra “ambiguitas”?

  • Derivada do termo latino “ambiguitas”, que significa “equívoco”, “incerteza”, ela é considerada um vício de linguagem, ainda mais quando dita sem a intenção de dizer. Outra origem para a palavra é “amphibolia”. O termo grego referente ao seu sinônimo anfibologia, significa “duplicidade de sentido”.