:

O que significa a palavra angina?

Índice:

  1. O que significa a palavra angina?
  2. Qual é a causa da angina?
  3. Como diagnosticar a angina?
  4. Como se escreve angina?
  5. O que é uma angina instável?
  6. O que é angina atípica?
  7. Qual o perigo pra quem tem angina?
  8. O que fazer em casos de angina?
  9. Por que a angina é um sintoma?
  10. Por que o paciente deve se abster de angina?
  11. Como é feito o diagnóstico médico da angina?
  12. Quais são os tratamentos para angina pectoris?

O que significa a palavra angina?

1 Dor sufocante no peito em consequência de doença coronária. 2 Nome genérico das afecções inflamatórias da garganta e da faringe, caracterizadas por dificuldade mais ou menos intensa de deglutição e, às vezes, de respiração. ... EXPRESSÕES Angina pectoris: V angina do peito .

Qual é a causa da angina?

A maior causa da angina é a aterosclerose, que acontece quando placas de gordura se acumulam dentro das artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao músculo do coração. Ao longo da vida, esse acúmulo de gordura faz com que as artérias se estreitem ou até mesmo fiquem obstruídas.

Como diagnosticar a angina?

Podemos fazer um ecocardiograma com medicação ou o teste ergométrico, correndo em esteira. Um dos exames mais importantes para o diagnóstico de angina é a cintilografia, que pode ser feita com medicação ou com esforço físico. Nesse exame, usamos um contraste para verificar se o sangue está irrigando o coração.

Como se escreve angina?

A angina, também conhecida como angina pectoris, corresponde à sensação de peso, dor ou aperto no peito que acontece quando há diminuição do fluxo de sangue na artérias que levam oxigênio ao coração, sendo essa situação conhecida como isquemia cardíaca.

O que é uma angina instável?

A angina instável é a dor súbita no peito e que piora conforme o tempo, e ela acontece mas sem que haja um infarto do miocárdio.

O que é angina atípica?

A angina de Prinzmetal, também chamada de angina variante, é uma forma atípica de dor no peito que ocorre em cerca de 2% dos pacientes com isquemia cardíaca.

Qual o perigo pra quem tem angina?

Por trás da dor no peito causada pela angina, há uma obstrução nas artérias que levam sangue para o coração — e esse mesmo processo que pode culminar em um infarto.

O que fazer em casos de angina?

O que fazer

  1. Acalmar a vítima, para reduzir o trabalho do coração;
  2. Ligar SAMU 192 ou pedir para que alguém ligue;
  3. Não permitir que a vítima caminhe, colocando-a sentada de forma confortável;
  4. Desabotoar a roupa apertada, para facilitar a respiração;

Por que a angina é um sintoma?

  • São os mesmos fatores de risco de infarto e AVC. A angina em si é um sintoma. Dor na região anterior do tórax, geralmente constritiva, que piora com esforço. Pode irradiar para braço ou costas. Pode ate surgir como dor atípica, por exemplo, na mandíbula ou boca do estomago (epigástrio)

Por que o paciente deve se abster de angina?

  • Em pacientes cujo diagnóstico já foi avaliado por um médico e a opção de controle é conservadora (não cirúrgica e sem perspectiva de angioplastia) o paciente deve se abster de esforço que cause a angina. Qualquer mudança no padrão, intensidade, duração ou tipo de provocação deve requerer atenção imediata (pode estar acontecendo um infarto).

Como é feito o diagnóstico médico da angina?

  • O diagnóstico médico da angina será feito com auxilio da própria história clínica que o paciente fornece além de exame físico e exames subsidiários que dependerão de cada caso. São estes o eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, teste ergométrico, cintilografia, tomografia cardíaca e de coronárias, ressonância cardíaca e coronariografia.

Quais são os tratamentos para angina pectoris?

  • Outras formas de avaliar levam em conta a anatomia, por exemplo, a tomografia de coronárias e a cineangiocoronariografia. Estas guiam tratamento, por exemplo stents ou cirurgia cardíaca, quando necessário. De acordo com a gravidade ou mudança dos sintomas são preferidos uns ou outros. São diversos os tratamentos para a angina pectoris.