:

O que significa a palavra analogia no dicionário?

Índice:

  1. O que significa a palavra analogia no dicionário?
  2. Qual o sinônimo da palavra analogia?
  3. O que é analogia no texto?
  4. O que é analogia na literatura?
  5. Como fazer uma boa analogia?
  6. Quando se usa a analogia?
  7. Em que se baseia o método da analogia?
  8. Qual a origem do termo “analogía”?
  9. Por que a analogia não é aplicável?
  10. Como se trata a analogia?
  11. Qual é a analogia na gramática?

O que significa a palavra analogia no dicionário?

Significado de Analogia Em que há ou pode haver uma análise comparativa; comparação: o professor fez uma analogia histórica entre o passado e o presente. [Jurídico] Operação lógica através da qual um caso que, não sendo previsto pela lei, recebe a mesma norma jurídica de ações que lhe são parecidas.

Qual o sinônimo da palavra analogia?

1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

O que é analogia no texto?

A analogia é um tipo de comparação de forma que uma semelhança parcial sugere uma semelhança oculta. É um recurso didático para explicar comparações que podem ser mais abstratas, por exemplo, explica-se o desconhecido pelo conhecido, o estranho pelo que é familiar, etc.

O que é analogia na literatura?

Relação de semelhança entre duas coisas. De ampla aplicação na literatura, as analogias estabelecem-se entre textos, personagens, estilos, ideias, conceitos, autores, etc. Diz-se que certos textos constituem analogias ou são análogos de outros, por exemplo, alguns contos de Chaucer de The Canterbury Tales (c. ...

Como fazer uma boa analogia?

A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressões comparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.

Quando se usa a analogia?

Consiste em um método de interpretação jurídica utilizado quando, diante da ausência de previsão específica em lei, aplica-se uma disposição legal que regula casos idênticos, semelhantes, ao da controvérsia.

Em que se baseia o método da analogia?

A analogia tem como base o principio da igualdade jurídica, e também afirma que deve haver a mesma solução para o mesma infração ou razão da lei. Em alguns casos, a. A analogia tem como base o principio da igualdade jurídica, e também afirma que deve haver a mesma solução para o mesma infração ou razão da lei.

Qual a origem do termo “analogía”?

  • O termo tem origem na palavra grega “analogía” que significa “proporção”. Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas. Possuem função semelhante que, neste caso, é comandar, dar ordens.

Por que a analogia não é aplicável?

  • Em alguns casos, a analogia não é aplicável, como no direito penal (a não ser no caso in bonam partem); na fiança; em leis fiscais; em negócios jurídicos (e na renúncia). Data de atualização: 19. Este conteúdo foi útil?

Como se trata a analogia?

  • Analogia também se trata de uma figura de linguagem que nos ajuda a comparar as coisas. Porém, ao contrário da metáfora, na analogia é necessário que encontremos pontos de semelhança entre as ideias comparadas .

Qual é a analogia na gramática?

  • Na Gramática, a analogia é um fenômeno responsável pela criação de uma nova forma linguística, consiste na razão da formação de algumas palavras. Em Biologia, analogia e homologia são termos relacionados com a evolução das espécies.