:

O que é a virtude para Sócrates?

Índice:

  1. O que é a virtude para Sócrates?
  2. Qual a relação entre o método de Sócrates e a democracia?
  3. Qual o sentido de educação para Platão?
  4. Qual o objetivo da vida virtuosa para Sócrates?
  5. Qual a relação entre virtude e felicidade em Sócrates?
  6. O que é a política para Sócrates?
  7. Qual a relação de Sócrates com a democracia?
  8. Porque Sócrates odiava a democracia?
  9. Quais são os principais fundamentos que guiam a educação para Platão?
  10. Qual o sentido de educação para Platão e para Aristóteles?
  11. Quem é Platão e Aristóteles?
  12. Qual a influência de Sócrates sobre Platão?
  13. Quais são os conceitos de Platão?
  14. Por que o pensamento de Platão foi influenciado pelas duas filosofias?

O que é a virtude para Sócrates?

Para Sócrates a virtude está enraizada no conhecimento. Que o máximo que uma pessoa poderia almejar como objetivo de vida seria se tornar uma pessoa virtuosa. A virtude segue três etapas, a saber: ser bom em alguma coisa, posteriormente a excelência na ação e chegando a bondade moral.

Qual a relação entre o método de Sócrates e a democracia?

A lealdade de Sócrates para com sua polis explica o cumprimento exemplar de suas obrigações militares e seu respeito incondicional às leis e instituições atenienses. ... Essa postura do filósofo de Atenas é tomada por alguns comentadores como evidência de que Sócrates era um democrata.

Qual o sentido de educação para Platão?

O objetivo final da educação, para o filósofo, era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo. ... Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.

Qual o objetivo da vida virtuosa para Sócrates?

Para Sócrates, o saber é condição necessária e suficiente da vida virtuosa, pois conhecimento da virtude proporciona o paradigma dos comportamentos moralmente corretos. ... Sob o prisma socrático, o saber moral é o conhecimento supremo, sendo essa sabedoria a própria virtude.

Qual a relação entre virtude e felicidade em Sócrates?

Assim, a relação entre virtude e felicidade, em Sócrates, é uma relação de identidade, pois, por intermédio da virtude, o homem age de modo bom e belo e, por conseguinte, é feliz, não importando absolutamente qual matéria tem diante de si sobre a qual exerce a virtude.

O que é a política para Sócrates?

De acordo com as ideias de Sócrates (4 a.C), um dos maiores filósofos de todos os tempos, a política era uma ferramenta necessária para a organização do Estado como um todo. ... Ainda, para Sócrates, o pensamento crítico ou racional era essencial para a discussão sobre as necessidades do Estado.

Qual a relação de Sócrates com a democracia?

Os antigos atenienses tinham uma democracia direta, então o eleitorado votava em quase tudo. Referendos eram basicamente intermináveis.

Porque Sócrates odiava a democracia?

Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.

Quais são os principais fundamentos que guiam a educação para Platão?

Segundo ele a educação, a política e a ética constituíam os três pilares básicos para a formação integral do homem grego.

Qual o sentido de educação para Platão e para Aristóteles?

Platão tinha em mente um ideal de BEM SUPREMO para a vida. Enquanto para Aristóteles, a educação não deve ser de um ideal utópico de vida, sabendo da imperfeição humana, essa seria amenizada com a educação. Seu “ideal” poderia ser alcançado com um estado virtuoso.

Quem é Platão e Aristóteles?

  • Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica.

Qual a influência de Sócrates sobre Platão?

  • A influência de Sócrates sobre Platão é tão grande que a maioria dos textos deixados por Platão é feita de diálogos em que Sócrates é o personagem principal. Em 388 a.C., onze anos após a morte de Sócrates, Platão fundou a sua escola filosófica: a Academia.

Quais são os conceitos de Platão?

  • Platão, ao longo de sua vida, definiu os conceitos de participação, imitação, forma e ideia, pois viu a necessidade de postular princípios que garantissem a estabilidade dos seres. A passagem 153e-154a do Teeteto é o início de uma crítica na qual Platão visa refutar o relativismo tanto do tipo protagoreano quanto heracliteano.

Por que o pensamento de Platão foi influenciado pelas duas filosofias?

  • O pensamento de Platão foi muito influenciado pelas filosofias de Heráclito e Parmênides. Ele procurou reconciliar ambas as posições. Foi da controvérsia dessas duas filosofias que surgiu a “teoria das idéias”, núcleo central de sua filosofia.