:

O que significa a palavra adjudicado?

Índice:

  1. O que significa a palavra adjudicado?
  2. O que é adjudicou?
  3. O que significa Ajudicada?
  4. O que é adjudicatário no direito?
  5. O que é a adjudicação na licitação?
  6. Como se dá a adjudicação?
  7. Qual significado de expropriação?
  8. Quando ocorre a adjudicação?
  9. O que é adjudicar o bem?
  10. O que é um processo adjudicado?
  11. Qual o significado da adjudicação?
  12. Qual a Ação Adjudicatória?
  13. Qual é a adjudicação da dívida?
  14. Quem pode requerer a adjudicação de bem do devedor?

O que significa a palavra adjudicado?

1. [ Direito ] Declarar quem é que tem direito a. 2. [Por extensão] Entregar em praça ao maior licitante.

O que é adjudicou?

1. [ Direito ] Declarar quem é que tem direito a. 2. ... Conferir (a quem de direito).

O que significa Ajudicada?

Direito Dar por sentença a uma das partes uma propriedade contestada. Atribuir ao adjudicatário o objeto ou a mercadoria postos em adjudicação. Entregar em praça.

O que é adjudicatário no direito?

«adjudicatário (...) s. m. (...) 1. Jur. Pessoa que beneficia da atribuição, por sentença judicial, de direitos ou bens; aquele a quem se entrega a propriedade ou os rendimentos de bens do devedor para pagamento da dívida.

O que é a adjudicação na licitação?

Adjudicar é o ato de atribuir, ao vencedor do certame, o objeto da licitação. ... Nas modalidades tradicionais (Concorrência, Tomada de Preços e Convite), tanto a homologação quanto a adjudicação são atos feitos pela autoridade competente, conforme art.

Como se dá a adjudicação?

Deve ser assinado pelo juiz, pelo próprio adjudicatário, pelo escrivão ou chefe de secretaria e, se presente, pelo executado. Após assinaturas, se for um bem imóvel, será expedida a carta de adjudicação e o mandado de imissão na posse. Caso seja um bem móvel, será expedida a ordem de entrega ao adjudicatário.

Qual significado de expropriação?

Desapossar (alguém) da sua propriedade ou de parte dela, geralmente devido a alegada utilidade pública, pagando-lhe um preço estipulado.

Quando ocorre a adjudicação?

A adjudicação ocorre quando há um ato de expropriação executiva em que o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados. É através dessa ação que se concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém.

O que é adjudicar o bem?

“a adjudicação é um ato executório, um ato processual de índole coativa, por meio do qual o Estado, no exercício de sua função jurisdicional, e para realização da sanção formulada no título executivo, transfere ao exequente, ou outro credor, para satisfação e extinção do seu crédito, bens do devedor”.

O que é um processo adjudicado?

Em Direito Jurídico e Civil, adjudicação é o ato de transferir à pessoa que promove a execução judicial (o exequente) os bens penhorados ou os respectivos rendimentos arrecadados no processo, em pagamento do seu crédito contra o executado.

Qual o significado da adjudicação?

  • Adjudicar é o ato de declarar que algo (bem móvel ou imóvel) pertence a alguém. Assim, a adjudicação é uma expressão jurídica que trata da transferência de uma posse ou um bem para outra pessoa. Ou seja, significa desapropriar um bem da pessoa A e transferi-lo para a pessoa B. No entanto, geralmente, ela é usada em casos de execução de dívidas, ...

Qual a Ação Adjudicatória?

  • A Ação Adjudicatória é aquela por meio da qual adjudica-se, atribui-se compulsoriamente a propriedade imóvel a alguém, por força de decisão judicial.

Qual é a adjudicação da dívida?

  • A adjudicação se refere à transferência de um bem para a pessoa, seja em casos de sucessão ou execução de dívidas. Já na alienação, há um decisão pela venda ou leilão do bem cujo objetivo é destinar o dinheiro para você, o credor da dívida. Além disso, essa decisão pode partir do devedor ou acontecer por medidas judiciais.

Quem pode requerer a adjudicação de bem do devedor?

  • Quem pode requerer a adjudicação de bem do devedor 1 o exequente (credor) 2 o credor com garantia real 3 os credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem 4 o cônjuge, os ascendentes e os descendentes do executado 5 promitente comprador More ...