:

Que significa a palavra Sorocaba?

Índice:

  1. Que significa a palavra Sorocaba?
  2. Porque Votorantim tem esse nome?
  3. Quem fundou a cidade de Sorocaba?
  4. O que significa a palavra Votorantim?
  5. Como escreve a palavra Sorocaba?
  6. Como é que se escreve Sorocaba?
  7. Como surgiu a cidade de Votorantim?
  8. Quem mora em Votorantim e oque?
  9. Quais foram os primeiros habitantes de Sorocaba?
  10. Qual foi o primeiro bairro de Sorocaba?
  11. Qual a infraestrutura da cidade de Sorocaba?
  12. Quem foi o primeiro intendente de Sorocaba?
  13. Quando começou a vida econômica de Sorocaba?
  14. Quais são as bases da economia de Sorocaba?

Que significa a palavra Sorocaba?

Em 1654, o capitão Baltazar Fernandes mudou-se para a região com a família e escravaria e fundou um povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem Tupi-Guarani significa "Terra Rasgada".

Porque Votorantim tem esse nome?

A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indígenas de 'Botu-ra-ti'/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuído ao vilarejo e posteriormente ao município.

Quem fundou a cidade de Sorocaba?

1654 Sorocaba/Fundação

O que significa a palavra Votorantim?

A maior atração local era uma cachoeira denominada pelos indigenas de "Botu-ra-ti"/Boturantim, cujo étimo em tupi guarani significa Grande Espuma Branca/Cascata Branca, originando o nome Votorantim, atribuido ao vilarejo e posteriormente ao Município.

Como escreve a palavra Sorocaba?

  1. Sorocaba (pronuncia-se AFI: [so̞ɾo̞ˈkabɐ]) é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. ...
  2. Possui uma área de 450,38 km².

Como é que se escreve Sorocaba?

Sorocaba - Dicio, Dicionário Online de Português.

Como surgiu a cidade de Votorantim?

A história da empresa Votorantim começou em 9 de janeiro de 1918, quando o empreendedor português Antonio Pereira Ignácio comprou a massa falida do Banco União. Dentre as propriedades adquiridas, havia a Fábrica de Tecidos Votorantim, no atual município de Votorantim, cuja área pertencia a Sorocaba na época.

Quem mora em Votorantim e oque?

Município de Votorantim Os habitantes se chamam votorantinenses. O município se estende por 183,7 km² e contava com 122 480 habitantes no último censo.

Quais foram os primeiros habitantes de Sorocaba?

Duas já foram fundadas com esse título: Salvador e Rio de Janeiro; São Paulo que era cabeça da Capitania desde 1681, foi elevada à categoria de Cidade em 1711 pelo Rei. Os fundadores e primeiros moradores foram sertanistas e bandeirantes. Percorreram o Brasil atrás de índios e depois, de ouro.

Qual foi o primeiro bairro de Sorocaba?

No local, nesse ano, Afonso Sardinha construiu a primeira casa da região, que deu origem à fundação da vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrat, mudando-se para a vila de São Filipe no Itavuvu em 1611.

Qual a infraestrutura da cidade de Sorocaba?

  • A cidade é servida por uma boa infraestrutura na área da saúde com muitos hospitais como o Hospital Santa Lucinda, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Santa Casa de Misericórdia (fundada há mais de duzentos anos), Hospital Evangélico, Hospital Samaritano, Hospital da Unimed, e o Hospital Regional de Sorocaba.

Quem foi o primeiro intendente de Sorocaba?

  • Assim, Sorocaba significa "lugar da rasgadura". ... O primeiro intendente que Sorocaba teve foi o Capitão José Vaz Guimarães, que ficou no cargo entre 18.

Quando começou a vida econômica de Sorocaba?

  • O primeiro ciclo a marcar a vida econômica de Sorocaba foi o bandeirismo, quando os Sorocabanos aprofundaram-se além das linhas de Tordesilhas, montando entrepostos comerciais e de mineração. Os bandeirantes sorocabanos Paschoal Moreira Cabral e Miguel Sutil são fundadores da cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso.

Quais são as bases da economia de Sorocaba?

  • As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias. As bases físicas sobre as quais se encontra o município começaram a ganhar forma há milhões de anos, com a definição geológica da bacia do rio Sorocaba, na chamada depressão periférica.