:

Qual é a definição de oncologia?

Índice:

  1. Qual é a definição de oncologia?
  2. O que é um paciente oncológico?
  3. O que é um hospital de oncologia?
  4. Quando se deve procurar um oncologista?
  5. O que é a oncopediatria?
  6. Em quais situações são indicadas a quimioterapia para controle temporário da doença?
  7. Como abordar paciente oncológico?
  8. O que é uma terapia oncológica?
  9. Como ser atendido no Hospital do câncer?
  10. Como conseguir uma vaga no Hospital do câncer?
  11. Qual a origem da oncologia?
  12. Como o oncologista atua na oncologia?
  13. Quais as especialidades da oncologia?
  14. Qual o objetivo do tratamento oncológico?

Qual é a definição de oncologia?

A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. A palavra Oncologia tem origem em duas acepções, na palavra grega "onkos" (onco) que significa massa, volume, tumor e no termo "logia” que significa estudo, por tanto oncologia é o estudo dos tumores.

O que é um paciente oncológico?

O termo oncologia é comum a todas as pessoas ligadas ao câncer de alguma forma, sejam profissionais da saúde, pacientes ou familiares. Mas você sabe o que é oncologia exatamente? A oncologia é uma ciência médica que estuda o câncer e os tumores que podem ser desenvolvidos no organismo.

O que é um hospital de oncologia?

Sâmio Ferreira - A oncologia clínica é uma especialidade médica. Ela é responsável pelo tratamento medicamentoso dos diversos tipos de câncer (quimioterápico, hormonioterápico, imunoterápico, terapias alvo-moleculares).

Quando se deve procurar um oncologista?

O médico oncologista pode ser procurado para tirar dúvidas e esclarecimentos sobre a prevenção do câncer. Ele também deve ser requisitado quando há alguma suspeita da doença.

O que é a oncopediatria?

O ICTQ - Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos, apresenta nesse curso sobre a Oncopediatria, uma forma revolucionária de aprender em multiplataformas. O Câncer Infantil é atualmente uma doença curável, em grande parte dos casos, especialmente quando o diagnóstico é feito precocemente.

Em quais situações são indicadas a quimioterapia para controle temporário da doença?

a quimioterapia para controle temporário de doença está indicada para hemopatias malignas de evolução crônica que permitem longa sobrevida, mas com possibilidade de cura. A administração deve acontecer exclusivamente por via parenteral, sendo contínua e de curta duração.

Como abordar paciente oncológico?

O que dizer?

  1. Pergunte como a pessoa está.
  2. Pergunte se ela quer falar sobre o assunto.
  3. Pergunte se pode fazer algo para ajudar.
  4. Seja sincero e diga que não sabe o que dizer, mas que a pessoa pode contar com você.
  5. Diga que sente muito pelo que ela está passando.
  6. Ofereça-se para ouvi-la.

O que é uma terapia oncológica?

As terapias oncológicas compreendem diversos procedimentos O tratamento oncológico compreende procedimentos e terapias como cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, terapia alvo (ou imunobiológicos), que podem ser realizadas em conjunto ou separadamente.

Como ser atendido no Hospital do câncer?

O encaminhamento para o Icesp é viabilizado por meio de uma Central de Regulação de Vagas, em conjunto com as Secretarias de Saúde (do estado e do município), priorizando regiões da cidade que tenham o Instituto do Câncer como referência.

Como conseguir uma vaga no Hospital do câncer?

Caso você utilize o SUS, é preciso ser encaminhado para nós pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que regula as vagas por região, ou seja, o SUS determina se você poderá ser atendido no A.C.Camargo Cancer Center.

Qual a origem da oncologia?

  • A oncologia é uma ciência médica que estuda o câncer e os tumores que podem ser desenvolvidos no organismo. A origem da palavra vem do grego onkos (que significa massa, volume, tumor) e do termo logia (que significa estudo). Portanto, a oncologia é o estudo dos tumores. No Brasil, a especialidade médica também é chamada de cancerologia.

Como o oncologista atua na oncologia?

  • Na Oncologia atual é de enorme importância a abordagem multidisciplinar no tratamento do paciente oncológico, assim o oncologista trabalha integrado a uma equipe multiprofissional e conta com a colaboração de outras especialidades médicas como Patologia, Radiologia, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Enfermagem, Psico-oncologia ...

Quais as especialidades da oncologia?

  • Na área da oncologia temos também as especialidades, como: oncologia clínica, voltada para o tratamento não-cirúrgico; a oncologia cirúrgica, que é o tratamento que visa à retirada das células cancerígenas; e a oncologia pediátrica, que tem como principal paciente as crianças. O que trata um oncologista?

Qual o objetivo do tratamento oncológico?

  • O tratamento oncológico deve ser sempre muito individualizado e é importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente com câncer. Os objetivos do tratamento oncológico basicamente consistem em: Curativo. O primeiro objetivo do tratamento oncológico é curar os pacientes para devolver-lhes um lugar na sociedade.