:

Quem julgava a imortalidade da alma?

Índice:

  1. Quem julgava a imortalidade da alma?
  2. Qual o conceito de alma para Platão?
  3. Que povo acreditava na imortalidade da alma?
  4. Como provar a imortalidade da alma?
  5. É possível uma pessoa ser imortal?
  6. O que Aristóteles diz sobre a alma?
  7. Quais são as funções da alma Segundo Platão?
  8. Qual o seu entendimento sobre a concepção da alma?
  9. O que o hinduísmo prega sobre a imortalidade da alma?
  10. Quais são as três partes da alma Segundo Platão?
  11. Qual a verdade sobre a imortalidade da alma?
  12. Quem foi o primeiro a defender a imortalidade da alma?
  13. Por que a alma pode ficar doente?
  14. Qual a relação entre alma e corpo?

Quem julgava a imortalidade da alma?

Sócrates O homem condenado foi o próprio Sócrates, o famoso filósofo grego do quinto século AEC. Seu aluno Platão registrou esses incidentes nos ensaios Apologia e Fédon. Acredita-se que Sócrates e Platão estavam entre os primeiros a promover a ideia de que a alma é imortal. Mas eles não foram os originadores desse ensino.

Qual o conceito de alma para Platão?

É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.

Que povo acreditava na imortalidade da alma?

História Geral. Os egípcios desenvolveram avançadas técnicas de mumificação para a preservação dos corpos, pois acreditavam na imortalidade e no retorno à vida após a morte.

Como provar a imortalidade da alma?

A prova da imortalidade da alma é a rendição incondicional e esta busca filosofal, se concentra no estudo do mundo dos seres incorruptíveis, iguais em essência, a ela (alma).

É possível uma pessoa ser imortal?

Atualmente não se sabe se a imortalidade física humana é uma condição possível. Formas biológicas têm limitações inerentes, que podem ou não ser capazes de serem superadas através de intervenções médicas ou técnicas.

O que Aristóteles diz sobre a alma?

Para Aristóteles, os homens não são os únicos seres que possuem alma ou psique; todos os seres vivos a possuem, desde as margaridas e moluscos aos seres mais complexos. Uma alma é simplesmente um princípio de vida: é a fonte das actividades próprias de cada ser vivo.

Quais são as funções da alma Segundo Platão?

Nessa sequência, Platão estabelece diversas vantagens no que diz respeito à parte logística alma, entre outras, as seguintes: (a) representa o que diferencia o ser humano de outros seres; (b) representa a imortalidade do ser; (c) representa o que há de mais excelente no homem, que o faz assemelhar-se aos deuses; (d) é ...

Qual o seu entendimento sobre a concepção da alma?

Sua doutrina elaborou a concepção da origem divina da alma. Era uma concepção marcadamente dualista. O corpo era o cárcere da alma e só a morte a libertava. ... E no mundo inteligível, tanto as punições pelas culpas quanto os prêmios pelos méritos seriam passíveis a qualquer alma, sem distinção.

O que o hinduísmo prega sobre a imortalidade da alma?

O Hinduísmo considera esse inconformismo com a morte como uma indicação da eternidade da alma. A imortalidade pode ser vista, segundo os ensinamentos da Bhagavad-gītā, em duas perspectivas: a da transmigração da alma e a da libertação da existência material.

Quais são as três partes da alma Segundo Platão?

Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...

Qual a verdade sobre a imortalidade da alma?

  • Imortalidade da alma: a crença comum vs a Bíblia A verdade que os mortos estão dormindo agora e voltarão à vida na ressurreição, infelizmente, não é o que a maioria dos Cristãos acredita e que pode ser resumida como segue: “Uma pessoa é composta de corpo e alma.

Quem foi o primeiro a defender a imortalidade da alma?

  • Platão, embora não seja o primeiro a defender a doutrina da imortalidade da alma, ele foi definitivamente o mais eloquente. Como Werner Jaeger da Universidade de Harvard diz:

Por que a alma pode ficar doente?

  • Assim, quando o corpo está mal, a alma também pode ficar doente e o tratamento deveria ser realizado à base do que chamamos hoje de terapia psicossomática (psique = alma; soma = corpo). Essa posição só reforça a anterior de ser a alma a unidade psíquica do homem.

Qual a relação entre alma e corpo?

  • O homem é a sua alma. Já num outro diálogo, a alma é vinculada à linguagem, mas, estando associada ao corpo, padece da relação com esse. Assim, quando o corpo está mal, a alma também pode ficar doente e o tratamento deveria ser realizado à base do que chamamos hoje de terapia psicossomática (psique = alma; soma = corpo).