:

O que o pai tem que pagar além da pensão?

Índice:

  1. O que o pai tem que pagar além da pensão?
  2. Quando o pai perde o direito de visitar o filho?
  3. Quais são os direitos de um pai sobre um filho?
  4. O que eu preciso fazer para colocar o pai do meu filho na Justiça?
  5. Quem paga pensão tem que pagar mais alguma coisa?
  6. O que inclui a pensão alimentícia?
  7. Quantas horas o pai tem direito de ficar com o filho?
  8. Qual idade o pai tem direito de pegar o filho?
  9. Quanto tempo o pai tem direito de ficar com o filho?
  10. Qual é o direito do pai na separação?
  11. Por que o pai pode pedir exoneração de pensão?
  12. Como evitar que um genitor tire o passaporte do filho?
  13. Quem pediu ao pai para declarar a paternidade?
  14. Como posso viajar para o exterior com meu filho?

O que o pai tem que pagar além da pensão?

2) Além da pensão alimentícia, posso pedir auxílio com outras despesas como creche, uniforme, remédios e médico? No conceito de alimentos civis já estão englobadas todas as despesas inerentes ao bom desenvolvimento do alimentando, quais sejam vestuário, medicamentos, lazer, educação e etc.

Quando o pai perde o direito de visitar o filho?

Nossos Tribunais entendem que a restrição ao direito de visita do pai aos filhos só deve ser concedida diante de prova concreta de motivos que possam prejudicar o crescimento psicológico e afetivo da criança. ... Qualquer situação que signifique exposição da criança a situações de risco físico, moral ou psicológico.

Quais são os direitos de um pai sobre um filho?

Quais são os meus Direitos como PAI?

  • - LICENÇA-PATERNIDADE. A Licença-Paternidade é um direito trabalhista constitucionalmente garantido. ...
  • - DIREITO AO CONVÍVIO. ...
  • - DIREITO A EXIGIR INFORMAÇÕES SOBRE A DESTINAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA. ...
  • - DIREITO A MANTER O VÍNCULO PATERNAL.

O que eu preciso fazer para colocar o pai do meu filho na Justiça?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS Para solicitar o serviço é necessário que a pessoa procure a Defensoria Pública munida dos documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante da filiação ou parentesco, através da certidão de casamento ou certidão de nascimento.

Quem paga pensão tem que pagar mais alguma coisa?

Mas a pensão é a parte de colaboração do genitor não guardião para suprir as necessidades básicas do filho, ficando a outra parte (metade para cada um) para o outro genitor, pois ambos tem igual direitos e obrigações perante a prole comum. Em suma, não, o pai não tem obrigações financeiras além do valor da pensão.

O que inclui a pensão alimentícia?

São caracterizados como despesas, gastos com alimentação, saúde, locomoção, vestuário, lazer e educação. Com relação à educação, se comprovada a necessidade, não só tem direito à pensão a criança, como também o cônjuge, em casos que comprove que ele deixou de estudar para cuidar do filho.

Quantas horas o pai tem direito de ficar com o filho?

Atualmente, a forma mais comum de estabelecer as visitas (quando a criança já pode dormir fora de casa) é a seguinte: Finais de semana: o genitor que não convive com a criança, retira às 9h do sábado e devolve às 18h do domingo a cada 2 semanas (um final de semana, sim, outro final de semana, não);

Qual idade o pai tem direito de pegar o filho?

Não existe idade mínima para que a guarda compartilhada seja aplicada. Desde modo, mesmo que se trate de um bebe recém nascido, o pai terá direito de exercer a guarda compartilhada com a mãe, ou vive-versa.

Quanto tempo o pai tem direito de ficar com o filho?

A Constituição Federal prevê licença de cinco dias, período que se inicia no primeiro dia útil após o nascimento da criança.

Qual é o direito do pai na separação?

Em linhas gerais, diz que cabe a ambos os pais o dever da criação e da educação. ... Você tem o direito de convivência, você tem direito de participar ativamente da vida do seu filho, você tem o direito de aprender a ser pai, você tem direito de decidir junto com a mãe sobre tudo que for relacionado à criança!

Por que o pai pode pedir exoneração de pensão?

  • Se o filho casar, ele está manifestando uma maioridade, mesmo que seja menor idade. Então, o pai ou aquele que paga a pensão pode ingressar no judiciário e pedir a exoneração em função do casamento. 3. Se a filha engravidar, ela deixa de receber a pensão?

Como evitar que um genitor tire o passaporte do filho?

  • Por exemplo, depois um processo de separação ou divórcio conturbado, um dos genitores não quer assinar a autorização de emissão para tentar impedir que o outro genitor tire o passaporte do filho (a).

Quem pediu ao pai para declarar a paternidade?

  • Ninguém pediu ao pai que fizesse exame biológico para declarar a paternidade na certidão de nascimento da criança, de maneira que não se pode exigir que a criança faça o exame para desfazer a declaração apresentada por outrem que disse ser seu pai.

Como posso viajar para o exterior com meu filho?

  • Consigo viajar para o exterior com meu filho de forma legal, mas nao tenho autorizacao para residir no exterior com ele. quais seriam as consequencias se utilizar do meio legal para viajar para o exterior e aproveitar e permanecer nos Estados Unidos, pois eu e meu filho ja possuimos visto de permanencia nos Estados Unidos.