:

Como usar a expressão em que pese?

Índice:

  1. Como usar a expressão em que pese?
  2. Em que pese significado jurídico?
  3. Em que pese o que significa?
  4. Em que pese é sinônimo?
  5. Em que pese ou em que pesem as alegações?
  6. Como se usa o posto que?
  7. Em que pese a crase?
  8. Qual seja quando usar?
  9. O que é o pezinho?
  10. Como se escreve pezar ou pesar?
  11. Por que a expressão às vezes é uma locução de tempo?
  12. Quais são as expressões brasileiras?
  13. Qual a origem da expressão mercador?

Como usar a expressão em que pese?

Independentemente de o complemento ser um nome plural, a expressão - em que pese a - se mantém invariável. Por outro lado, a maioria dos estudiosos da língua defendem que a pronúncia deve ser “pêse”, com “e” fechado, já que a palavra tem a mesma origem das palavras pesar e pêsames.

Em que pese significado jurídico?

Essa locução pode vir seguida de um objeto indireto (pessoa) ou de um sujeito (coisa). No primeiro caso, ela tem o sentido de "ainda que (tal coisa) pese, custe, doa, incomode (a alguém)", é invariável e deve estar acompanhada de preposição. Exemplos: Em que pese aos governistas, votaremos contra.

Em que pese o que significa?

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

Em que pese é sinônimo?

8 sinônimos de em que pese para 1 sentido da expressão em que pese: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, mesmo que, não obstante, embora, malgrado, nada obstante, independentemente de.

Em que pese ou em que pesem as alegações?

Em que pese a é sinônima de: por mais que desagrade a, ainda que lhe custe. Em que pese e em que pesem são sinônimas de: apesar de, ainda que, não obstante. Em que pese a é uma locução prepositiva invariável. Indica que algo pesa a alguém, ou seja, que custa, incomoda, causa pesar.

Como se usa o posto que?

A conjunção “posto que” é comumente utilizada para indicar causalidade, no sentido de “visto que”, como no exemplo: Não conseguirei terminar a limpeza hoje, posto que a casa está muito suja. Contudo, esse não é o sentido correto da conjunção. “Posto que”, na verdade, é uma conjunção concessiva, de oposição ideológica.

Em que pese a crase?

O motivo é simples: se algo pesa a alguém e esse alguém é representado por uma palavra feminina que exige o artigo definido (feminino, é óbvio), ocorre crase (ou seja, fusão) da preposição "a" (de "pesar a alguém") com o artigo.

Qual seja quando usar?

Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

O que é o pezinho?

1. Parte do corpo humano que se articula com a extremidade inferior da perna. 2.

Como se escreve pezar ou pesar?

Pesar ou pezarA forma correta de escrita da palavra é pesar, com s, quer se refira ao substantivo pesar, quer se refira ao verbo...

Por que a expressão às vezes é uma locução de tempo?

  • Enquanto classe gramatical, "às vezes" se enquadra como uma locução adverbial de tempo. Em inglês, a expressão às vezes pode ser traduzida para sometimes ou occasionally.

Quais são as expressões brasileiras?

  • Algumas expressões brasileiras são equivalentes a esse termo, como “deixar de queixo caído” ou “deixar de boca aberta”. A expressão também pode ser utilizada para se referir a situações em que algo lhe fez pensar um pouco mais por ser muito profundo ou instigante.

Qual a origem da expressão mercador?

  • A versão mais popular da origem da expressão afirma que o mercador, pessoa que se deslocava entre diferentes locais para vender mercadorias, gritava tanto para anunciar e publicitar seus produtos que acabava ficando totalmente indiferente a quem com ele falava, pois não os conseguia ouvir.