O que é hipernatremia no sangue?
Índice:
- O que é hipernatremia no sangue?
- Quais são as possíveis causas de hipernatremia?
- O que vem a ser hipernatremia?
- O que é hipernatremia grave?
- Quando suspeitar de hipernatremia?
- Quais os efeitos da hipernatremia sobre o SNC?
- Quais os riscos que a hipernatremia pode condicionar ao paciente?
- Como a hiponatremia pode ocasionar lise celular?
- Quando corrigir hiponatremia?
- Quais os principais sinais e sintomas observados em um paciente com hipernatremia?
- Qual a gravidade da hipernatremia?
- Quais são as principais causas para a hiponatremia?
- Como Prevenir a hiponatremia?
- Qual o efeito da hiponatremia aguda?
O que é hipernatremia no sangue?
Na hipernatremia, os níveis de sódio no sangue estão excessivamente altos. A hipernatremia envolve a desidratação, que pode ter várias causas, inclusive não beber a quantidade suficiente de líquidos, diarreia, disfunção renal e diuréticos.
Quais são as possíveis causas de hipernatremia?
A hipernatremia costuma ser causada por acesso limitado à água ou mecanismo prejudicado de sede, e menos comumente pelo diabetes insípido. As manifestações incluem confusão, excitabilidade neuromuscular, hiperreflexia, convulsões e coma.
O que vem a ser hipernatremia?
Hipernatremia é a concentração sérica de sódio > 145 mEq/L (> 145 mmol/L). Implica deficit do total de água corporal em relação ao total de sódio corporal porque a ingestão de água fica abaixo da perda.
O que é hipernatremia grave?
A hipernatremia é definida como um sódio sérico maior do que 145 mEq/L. Como o que se mede laboratorialmente é o sódio, seria lógico assumir que a hipernatremia, via de regra, fosse causada por um excesso de consumo ou incapacidade de excretar o sódio.
Quando suspeitar de hipernatremia?
Deve-se suspeitar de hipernatremia em qualquer paciente com alteração do estado mental e história sugestiva de déficit de água e aporte excessivo de sódio, embora muitas vezes a hipernatremia seja um achado de uma mensuração sanguínea de eletrólitos. Para o diagnóstico geralmente basta apenas a história clínica.
Quais os efeitos da hipernatremia sobre o SNC?
Os sinais clínicos da hipernatremia têm origem no sistema nervoso central (SNC) e incluem letargia, fraqueza, fasciculações musculares, desorientação, alterações de comportamento, ataxia, convulsões e coma.
Quais os riscos que a hipernatremia pode condicionar ao paciente?
As características clínicas dependem da gravidade e da rapidez que a hipernatremia desenvolveu-se podendo haver graus variáveis de comprometimento cognitivo, neuromuscular, com elevado risco de hemorragia por alargamento vascular e ruptura de vasos, podendo levar o paciente a morte.
Como a hiponatremia pode ocasionar lise celular?
Sinais clínicos da hiponatremia Os sinais de alteração no SNC são os mais preocupantes e se desenvolvem à medida que as alterações na osmolaridade plasmática levam à transferência de fluido do compartimento extracelular para o intracelular, resultando em inchaço e lise neuronal.
Quando corrigir hiponatremia?
Se o sódio plasmático é < 120 mEq/L (< 120 mmol/L), a hiponatremia pode não ser corrigida por completo até a restauração do volume intravascular; a restrição de água livre até 500 a 1.000 mL/24 h pode ser necessária.
Quais os principais sinais e sintomas observados em um paciente com hipernatremia?
Quais são os sinais e sintomas possíveis de uma Hipernatremia?
- Muita sede (polidipsia);
- Retenção de urina (oligúria);
- Fraqueza;
- Letargia;
- Irritabilidade;
- Sensibilidade neuromuscular;
- Inchaço (edema).
Qual a gravidade da hipernatremia?
- As características clínicas dependem da gravidade e da rapidez que a hipernatremia desenvolveu-se podendo haver graus variáveis de comprometimento cognitivo, neuromuscular, com elevado risco de hemorragia por alargamento vascular e ruptura de vasos, podendo levar o paciente a morte.
Quais são as principais causas para a hiponatremia?
- Diversos fatores distintos podem levar uma pessoa a apresentar níveis baixos de sódio na corrente sanguínea. A quantidade esperada de sódio dentro do organismo varia entre 1 mEq/L – abaixo disso é considerado um quadro de hiponatremia. As principais causas para essa condições incluem, também, alguns fatores de estilo de vida, como: ...
Como Prevenir a hiponatremia?
- Acrescentar um pouco mais de sódio à dieta, beber um pouco menos de água e parar de tomar diuréticos, por exemplo, podem ajudar a melhorar a saúde do paciente. Algumas pessoas, no entanto, necessitam de um tratamento mais agressivo contra hiponatremia.
Qual o efeito da hiponatremia aguda?
- Já no caso de hiponatremia aguda, os níveis de sódio caem rapidamente, o que pode resultar em efeitos potencialmente perigosos para o organismo, como edema cerebral, que, se não for tratado rapidamente, pode levar a um estado de coma e, às vezes, até mesmo à morte.