:

É preciso ou precisa?

Índice:

  1. É preciso ou precisa?
  2. Precisa escreve como?
  3. É preciso regência?
  4. É preciso é necessário tipo de sujeito?
  5. O que é que precisa?
  6. O que significa de forma precisa?
  7. Qual é a regência do verbo querer?
  8. Qual a regência correta do verbo namorar?
  9. É necessário concordância?
  10. Quando é que o sujeito é oculto?
  11. Será que o “preciso de fazer” está certo?
  12. Qual é o sinônimo de preciso?
  13. Qual a origem da palavra preciso?
  14. Qual o significado de preciso adjetivo?

É preciso ou precisa?

Contudo, é precisa paciência também é aceitável, se considerarmos que o sujeito de é preciso é o nome paciência, caso em que se deve fazer a concordância entre o adjetivo predicativo (preciso) e o sujeito (paciência). Por exemplo: É preciso trazer mais cadeiras/ São precisas mais cadeiras.

Precisa escreve como?

A forma correta de escrita é precisa. Prescisa, com sc, não existe e está incorreta. A grafia correta neste caso é a palavra precisa que se encontra de acordo com as regras gramaticais usadas na língua portuguesa.

É preciso regência?

O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

É preciso é necessário tipo de sujeito?

a concordância em gênero e número entre o predicativo do sujeito (necessário, adequado, claro, obrigatório e etc.)...A concordância e expressões como "É necessário"

É necessário...É adequado...
É claro...É obrigatório..
É proibido...É permitido...
É importante...

O que é que precisa?

O que é Preciso: Preciso é aquilo que é necessário e o que tem exatidão. Quando utilizado como flexão do verbo precisar, quer dizer daquilo que é indispensável. Quando alguém diz "eu preciso", seja de alguém ou de alguma coisa, significa que não pode dispensar para seguir.

O que significa de forma precisa?

Aquilo que é feito de maneira perfeita, sem erros.

Qual é a regência do verbo querer?

1) Querer é transitivo direto no sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar. 2) Querer é transitivo indireto no sentido de ter afeição, estimar, amar.

Qual a regência correta do verbo namorar?

O verbo namorar é transitivo direto, logo não requer preposição em seu complemento, sendo assim, concluímos que “quem namora, namora alguém”, não “com alguém”.

É necessário concordância?

Concordância com determinação do substantivo Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário.

Quando é que o sujeito é oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração.

Será que o “preciso de fazer” está certo?

  • ‘Preciso de fazer’ está certo? “Precisar + de + objeto eu entendo; agora, precisar + de + verbo dói no ouvido. Frescura minha? Tenho escutado isso com frequência, inclusive na TV.” (Paulo Polzonoff) Se você é brasileiro, recomendo evitar o “Preciso de fazer”, mas não se trata propriamente de erro.

Qual é o sinônimo de preciso?

  • Preciso é sinônimo de: exato, perfeito, necessário, indispensável, certo, acurado, categórico, conciso Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

Qual a origem da palavra preciso?

  • Etimologia (origem da palavra preciso ). O adjetivo preciso deriva do latim praecisus.a.um. Não confundir com preciso, forma derivada do verbo precisar, necessitar, de sentir a necessidade de: eu preciso desse livro amanhã! Ver também: precisar, explícito, precisado .

Qual o significado de preciso adjetivo?

  • Significado de Preciso adjetivo Que não se pode dispensar, deixar de lado; indispensável: amar é preciso. Realizado com perfeição; caracterizado ou designado pelo excesso de rigor; certo: análise precisa; comentário preciso; processo preciso; valor preciso. Que faz tudo com perfeição; acurado: um procedimento mecânico preciso.