:

O que que é microlitíase?

Índice:

  1. O que que é microlitíase?
  2. O que é microlitíase no rim?
  3. Qual o tratamento para microlitíase?
  4. Quem tem microlitíase pode ter filhos?
  5. O que causa calcificação nos testículos?
  6. O que é Microlitíase de vesícula biliar?
  7. Quais as complicações de quem tem pedra nos rins?
  8. O que pode ser calcificação nos rins?
  9. O que é Microlitíase testicular bilateral?
  10. O que é Microlitíase bilateral?

O que que é microlitíase?

Microlitíase nada mais é do que a presença de pequenas estruturas feitas de cálcio que se localizam dispersas por todo o interior dos testículos, mais precisamente, no interior dos pequenos túbulos que os compõem (o interior dos testículos não é maciço como muitos imaginam, mas composto por um verdadeiro enovelado de ...

O que é microlitíase no rim?

A litíase renal é o termo médico para a presença de cálculos (“pedras”) nos rins. A sua formação é influenciada por vários fatores. São mais frequentes nos homens e nos indivíduos com uma alimentação abundante em proteínas, sal e açúcar, mas escassa em água e outros líquidos.

Qual o tratamento para microlitíase?

A microlitíase testicular é relativamente frequente na população masculina, podendo atingir até 5% dos homens. Não existe tratamento medicamentoso ou cirúrgico para essa condição.

Quem tem microlitíase pode ter filhos?

As mais relevantes são infertilidade e maior chance de ocorrência de tumores testiculares. Nem sempre essas condições estão relacionadas à microlitíase, porém, como existem situações em que elas podem caminhar juntas, sempre que encontramos microlitíase, devemos investigá-las.

O que causa calcificação nos testículos?

Dentre as patologias benignas, é descrita sua associação com a síndrome de Klinefelter, criptorquidismo, subfertilidade/infertilidade, infecções (tuberculose, filariose, etc), trauma, varicocele, cisto de epidídimo e neoplasias benignas, incluindo tumor carcinóide primário do testículo, teratoma maduro, tumor ...

O que é Microlitíase de vesícula biliar?

Estes cálculos podem sair da vesícula e ir para os canais da bile ou do pâncreas, causando problemas mais graves. SEM DÚVIDAS, você precisa ser operado. Quem tem microlitíase ou barro biliar e tem sintomas se dor, como você, tem risco de complicações graves, como a pancreatite aguda.

Quais as complicações de quem tem pedra nos rins?

Quando não tratado, os cálculos renais podem migrar para o ureter e causar diversas complicações, como dilatação das vias urinárias, infecções no trato urinário, infecção generalizada através do sangue e, em casos mais graves, até risco de óbito.

O que pode ser calcificação nos rins?

A calcificação é a acumulação anormal de sais do cálcio no tecido do corpo. Esta acumulação anormal de cálcio no rim é referida como o nephrocalcinosis, que significa um aumento generalizado no índice do cálcio do rim um pouco do que um aumento localizado visto no infarto e na tuberculose renais calcificados.

O que é Microlitíase testicular bilateral?

A microlitíase testicular é uma doença caracterizada pela presença de microcalcificações no interior dos túbulos seminíferos presentes no testículo. Sua patogênese é controversa e sua relevância clínica é incerta. Esta doença geralmente é descoberta incidentalmente durante a ultrassonografia do escroto.

O que é Microlitíase bilateral?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.