:

O que é escamoso glandular e Metaplasico?

Índice:

  1. O que é escamoso glandular e Metaplasico?
  2. O que é Metaplasico no papanicolau?
  3. O que é Metaplásico?
  4. O que é epitélios representados na amostra escamoso glandular e Metaplásico?
  5. O que é epitélio escamoso glandular?
  6. O que é presença de metaplasia celular?
  7. O que causa a metaplasia escamosa?
  8. Onde ocorre a metaplasia escamosa?
  9. Quando ocorre a metaplasia?
  10. Qual o tratamento para a metaplasia intestinal?
  11. Como ocorre a metaplasia do trato respiratório?
  12. Por que a metaplasia é uma mudança indesejada?

O que é escamoso glandular e Metaplasico?

A metaplasia escamosa consiste em um processo de transformação do epitélio glandular para epitélio escamoso que ocorre principalmente em mulheres jovens, o que as torna mais suscetíveis ao desenvolvimento de lesões intraepiteliais cervicais e ao risco de infecção pelo HPV (HWANG et al, 2012).

O que é Metaplasico no papanicolau?

Metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório (candidíase, vaginose bacteriana, etc), sendo geralmente a ...

O que é Metaplásico?

Olá. O termo metaplasia significa que a célula original do órgão em questão ( no caso o colo do útero) está sofrendo alterações para proteger-se de uma possível agressão crônica ao órgão. O termo reativo explica exatamente isso, uma reação a agressão ao tecido.

O que é epitélios representados na amostra escamoso glandular e Metaplásico?

Epitélios representados na amostra são os tipos de células encontrados no exame de Papanicolau. As células normalmente encontradas são as escamosas, glandulares e metaplásicas. Inflamação é diferente de infecção. Significa que há células de defesa.

O que é epitélio escamoso glandular?

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

O que é presença de metaplasia celular?

Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular. Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse a um tipo celular mais apto a suportá-lo.

O que causa a metaplasia escamosa?

As causas mais frequentes de metaplasia escamosa do colo do útero são proliferações de células colunares de reserva que enchem as glândulas endocervicais, aumento da acidez do útero durante a puberdade, inflamações ou irritações uterinas, exposição a substâncias químicas, excesso de estrogênio, déficit de vitamina A, ...

Onde ocorre a metaplasia escamosa?

A metaplasia escamosa começa em geral na junção escamocolunar original, no limite distal da ectopia, mas também pode ocorrer no epitélio colunar próximo a esta junção ou como ilhotas dispersas no epitélio colunar exposto.

Quando ocorre a metaplasia?

  • A metaplasia corresponde a um processo normal de proteção e que pode acontecer em certos períodos da vida da mulher, como na puberdade ou na gravidez, quando há maior acidez vaginal, ou quando ocorrem inflamações ou irritações causada pela candidíase, vaginose bacteriana ou alergias, por exemplo.

Qual o tratamento para a metaplasia intestinal?

  • O tratamento para metaplasia intestinal ainda não é bem definido, porém o médico gastroenterologista pode recomendar o uso de medicamentos para reduzir a acidez do suco gástrico e antibióticos para eliminar a infecção por H. pylori, como a amoxicilina, pois desta forma é possível diminuir as alterações celulares provocadas por esta condição.

Como ocorre a metaplasia do trato respiratório?

  • Embora a metaplasia leve ao surgimento de um epitélio mais apto ao ambiente hostil geralmente isto se dá às custas de perdas. No caso do trato respiratório, o epitélio substituto (metaplásico) é desprovido da capacidade de secreção de muco e da ação ciliar. Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada.

Por que a metaplasia é uma mudança indesejada?

  • Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada. Além disso, o mesmo estímulo, hostil, que gerou a metaplasia, se persistir, pode induzir a transformação neoplásica. Dessa forma, temos o carcinoma de células escamosas no trato respiratório e o adenocarcinoma no esôfago de Barrett.