:

O que é Hidrossiringomielia?

Índice:

  1. O que é Hidrossiringomielia?
  2. Quais os sintomas da siringomielia?
  3. Qual o tratamento da siringomielia?
  4. O que causa Hidromielia?
  5. Quais os tipos de siringomielia?
  6. O que é Aracnoidite?
  7. O que pode piorar a siringomielia?
  8. Como diagnosticar siringomielia?
  9. Quais os riscos da cirurgia de Chiari?
  10. Tem tratamento para Chiari tipo 1?

O que é Hidrossiringomielia?

Hidromielia interna associada à formação de cavidades na medula espinal.

Quais os sintomas da siringomielia?

Os sintomas geralmente incluem vômitos, fraqueza muscular na cabeça e no rosto, dificuldade em engolir e graus variados de comprometimento mental. Também pode ocorrer paralisia dos braços e pernas.

Qual o tratamento da siringomielia?

Existem dois tipos de tratamento para a siringomielia. Na terapia conservadora recomenda-se dormir com a cabeça elevada e faz-se acompanhamento ambulatorial. A intervenção cirúrgica é recomendada para os casos mais graves onde há deterioração neurológica e dor intratável.

O que causa Hidromielia?

As causas mais comuns são a malformação de Chiari tipo I, invaginação basilar, infecção, trauma, tumores. Os sintomas são vastos e incluem perda sensibilidade, principalmente à dor e temperatura, fraqueza, e menos comumente artropatias indolores.

Quais os tipos de siringomielia?

Siringomielia comunicante: geralmente melhora com emprego de shunt (por exemplo DVP). Siringomielia não comunicante: tratar a causa base. Se não ocorrer melhora, considerar shunt siringo-subaracnóideo ou em casos de aracoidite (por exemplo trauma): shunt siringo-pleural ou siringo-peritoneal.

O que é Aracnoidite?

A aracnoidite espinhal é uma doença caracterizada por processo inflamatório intenso e formação de cicatrizes na membrana aracnoide da medula espinhal, levando a aderência das raízes nervosas a si mesmas ou ao saco dural, com desenvolvimento de déficits neurológicos importantes e dores incapacitantes.

O que pode piorar a siringomielia?

Aumento súbito da tração medular: observamos que, após um acidente, queda ou trauma da coluna vertebral –com uma medula espinhal que já padece congenitamente da Doença do Filum– a tração medular pode aumentar. Nestas circunstâncias de aumento da tração medular caudal, pode ocorrer uma piora da Siringomielia.

Como diagnosticar siringomielia?

A siringomielia é uma dilatação do canal central da medula e pode ter várias causas como Malformação de Chiari e pós-traumática. A Ressonância Magnética da coluna vertebral pode detectar esta doença, mas para saber o local em que se encontra deve ser realizado um exame neurológico.

Quais os riscos da cirurgia de Chiari?

A cirurgia em geral consiste na ampliação da fossa posterior e resseccao das tonsilas cerebelares. Complicações são raras mas podem acontecer, como: lesão do tronco cerebral, lesão vascular as artérias cerebelares e fistula liquorica. Em geral é um procedimento seguro, paciente recebe alta no dia seguinte.

Tem tratamento para Chiari tipo 1?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online Quando o paciente apresenta sintomas o tratamento é feito com cirurgia para descomprimir e permitir que o liquido cerebral circule livremente. Os pacientes com Chiari I apresentam esta compressão numa região muito importante do cérebro chamada de tronco cerebral.