O que significa 60 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária?
Índice:
- O que significa 60 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária?
- Quando ocorre a substituição tributária?
- O que é o CST 300?
- O que é substituição tributária do ICMS?
- Quando o CST e 060?
- Qual o CST ICMS de uma mercadoria estrangeira adquirida no mercado interno cuja operação ICMS foi cobrado anteriormente por substituição tributária *?
- Quando não se aplica a substituição tributária?
- Porque a substituição tributária existe?
- Como saber o CST ICMS de um produto?
- Qual a antecipação tributária do ICMS?
- Quando ocorre a substituição do ICMS?
- Qual o poder do Estado para cobrar o ICMS no seu território?
- Qual a responsabilidade do contribuinte pelo ICMS?
O que significa 60 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária?
ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação – Classificam-se neste código as operações sujeitas exclusivamente ao regime de substituição tributária na condição de substituído tributário ou no caso de antecipações.
Quando ocorre a substituição tributária?
Ocorre quando o imposto é recolhido antes mesmo do pagamento ser feito, utilizando-se uma base de cálculo presumida.
O que é o CST 300?
300 - Imune - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional contempladas com imunidade do ICMS.
O que é substituição tributária do ICMS?
Substituição tributária é a transferência da obrigação do recolhimento de um imposto de uma ou várias pessoas que estão em uma cadeia de produção. ... Vamos te explicar: o recolhimento do ICMS ST é a antecipação do ICMS que a empresa (comércio) do seu cliente pagaria ao vender aquela mercadoria ao consumidor final.
Quando o CST e 060?
A indicação de CST 60 e CFOP 5405 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente. Ou seja, seu distribuidor quando adquiriu o produto teve a retenção do ICMS ST (que é um custo) e ao revender para sua empresa, repassa esse ICMS ST no preço de venda.
Qual o CST ICMS de uma mercadoria estrangeira adquirida no mercado interno cuja operação ICMS foi cobrado anteriormente por substituição tributária *?
Tabela A – Origem da Mercadoria:
SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA | MERCADORIA | |
---|---|---|
Nacional | Adquirida no mercado interno | |
Tributada integralmente | 000 | 200 |
Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária | 010 | 210 |
Com redução de base de cálculo | 020 | 220 |
Quando não se aplica a substituição tributária?
Os Estados estão autorizados a não aplicar o regime de substituição tributária nas operações destinadas aos seus territórios, quando realizadas entre estabelecimentos de empresas interdependentes, exceto se o destinatário for varejista.
Porque a substituição tributária existe?
A substituição tributária foi criada com o objetivo de facilitar a cobrança dos tributos, centralizando a cobrança nas indústrias e importadores, visando, desta forma, reduzir o número de contribuintes envolvidos no processo.
Como saber o CST ICMS de um produto?
O código CST é composto por três dígitos. O primeiro dígito é encontrado na tabela A e indicam origem da mercadoria: Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0; se a mercadoria veio direto do exterior, a sua identificação será feita pelo dígito 1.
Qual a antecipação tributária do ICMS?
- A antecipação tributária do ICMS, como a própria expressão já enuncia, implica no pagamento antecipado do ICMS, antes que ocorra o fato gerador da obrigação tributária, qual seja circulação jurídica da mercadoria (alienação da mercadoria).
Quando ocorre a substituição do ICMS?
- Também chamado de para trás; quando ocorre a substituição dessa forma, é o último envolvido na cadeia de circulação do produto quem paga o ICMS. É referente a todas as operações fiscais que a mercadoria gerou enquanto circulava. Concomitante
Qual o poder do Estado para cobrar o ICMS no seu território?
- Como previsto na Constituição Federal, cada estado tem poder para legislar sobre o ICMS dentro do seu território, ou seja, cada estado decide quanto vai cobrar de ICMS e quando. Com isso, um estado entendeu que o MVA é de 80% mas outro de 90%. “E agora, qual MVA usar? O do meu estado? Do outro estado? Faço uma média?”
Qual a responsabilidade do contribuinte pelo ICMS?
- Ele atribui ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido pelo seu cliente. A substituição será recolhida pelo contribuinte e posteriormente repassada ao governo. Esse procedimento é utilizado principalmente na cobrança do ICMS, embora também esteja previsto na regulamentação do IPI.