:

O que significa a sigla EDA na medicina?

Índice:

  1. O que significa a sigla EDA na medicina?
  2. O que é o exame EDA?
  3. Para que serve o exame de endoscopia digestiva alta?
  4. Qual a diferença de endoscopia digestiva alta e baixa?
  5. Quais são os efeitos colaterais da endoscopia?
  6. É perigoso fazer o exame de endoscopia?
  7. O que é EDA com biópsia?
  8. O que acontece depois da endoscopia?
  9. O que é uma endoscopia baixa?
  10. Qual o valor de um exame de endoscopia?

O que significa a sigla EDA na medicina?

A dispepsia não-ulcerosa é diagnosticada após exclusão de outras causas de dispepsia. O padrão-ouro para este diagnóstico e diagnóstico diferencial de outras patologias com sintomas dispépticos é a endoscopia digestiva alta (EDA).

O que é o exame EDA?

A endoscopia digestiva alta consiste num método de investigação de doenças do esôfago e estômago através de endoscópios flexíveis introduzidos pela cavidade oral.

Para que serve o exame de endoscopia digestiva alta?

É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Qual a diferença de endoscopia digestiva alta e baixa?

Endoscopia digestiva alta: um tubo é inserido pela boca e através do esôfago para poder examinar o esôfago, estômago e parte do intestino delgado. Endoscopia digestiva baixa (colonoscopia): um tubo é inserido pelo ânus para examinar o reto e o intestino grosso.

Quais são os efeitos colaterais da endoscopia?

Quais os sintomas após a endoscopia?

  • sangramento no local da biópsia;
  • reação alérgica aos sedativos;
  • dificuldade em respirar;
  • transpiração excessiva;
  • queda da pressão arterial;
  • bradicardia;
  • espasmos da laringe;
  • perfuração no estômago, duodeno ou esôfago.

É perigoso fazer o exame de endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

O que é EDA com biópsia?

A Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia e/ou Citologia para Pesquisa de Helicobacter Pylori é também realizada com endoscópio, tubo fino e flexível que possui câmera na ponta. A câmera capta imagens que permitem analisar alterações que podem causar sintomas como dor no estômago e refluxo.

O que acontece depois da endoscopia?

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.

O que é uma endoscopia baixa?

A endoscopia baixa é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.

Qual o valor de um exame de endoscopia?

O exame de endoscopia digestiva alta está disponível tanto pelo SUS quanto pela maioria dos planos de saúde. O preço do exame em clínicas privadas pode variar entre 1 reais.