É normal ter muitas pintas no corpo?
Índice:
- É normal ter muitas pintas no corpo?
- O que significa ter pintas?
- Por que as pintas são causadas?
- Qual a origem das pintas no corpo?
- Será que você tem pintas no rosto?
- Quais são as pintas malignas no corpo?
É normal ter muitas pintas no corpo?
E, apesar de não ser sentença de um tumor, o excesso de pintas pelo corpo, mesmo que normais, já é sinal de alerta. “Os estudos mostram que ter mais do que 50 é um fator de risco para o melanoma”, aponta Alessandra. Antes de tudo, geralmente são as pessoas mais brancas que acumulam pintas.
O que significa ter pintas?
As pintas são compostas de aglomerados de melanócitos, células que produzem melanina e se formam na camada que fica abaixo da epiderme. Conhecidas pelos médicos também como nevos, costumam aparecer entre a infância e a adolescência, quando são consideradas benignas.
Por que as pintas são causadas?
- As pintas são causadas justamente pela concentração acima do normal desses melanócitos em uma determinada região do corpo ou mesmo no rosto. É a partir daí que surgem aquelas manchinhas escuras conhecidas como pintas ou marcas.
Qual a origem das pintas no corpo?
- A idade, etnia e a genética das pessoas, assim como outros fatores, podem determinar a presença das pintas no corpo. Muitas delas estão presentes desde o nascimento e outras são novas, que aparecem ao longo dos anos. O surgimento de novas pintas no corpo costuma gerar incertezas nas pessoas, já que existem muitas dúvidas em relação ao assunto.
Será que você tem pintas no rosto?
- Nós o encorajamos olhar fixamente a um espelho e anotar cada uma das pintas que você possui, pois em seguida, você irá decifrar o seu significado. Você vai se surpreender! Se você tiver de 1 a 3 pintas no rosto, pode significar que você é uma pessoa independente e criativa.
Quais são as pintas malignas no corpo?
- O aparecimento de novas pintas no corpo não representa um perigo, mas um sinal de que você deve ficar atento a elas. Nem todas as pintas são malignas, existem algumas chamadas pintas atípicas, que devem ser acompanhadas em relação a certas características que apresentam: