O que são traços preditores de liderança?
Índice:
- O que são traços preditores de liderança?
- O que são Tracos cardinais?
- O que é teoria da liderança?
- O que são os substitutos da liderança?
- Qual a definição de personalidade de acordo com Allport e quais são os determinantes da personalidade?
- Por que a teoria dos traços não é tão aceita?
- Como entender a teoria dos traços de personalidade?
- Quais os traços mais comuns relacionados à abertura?
- Como reduzir o número de traços observáveis?
O que são traços preditores de liderança?
Os Traços de liderança são definidos como padrões integrados de características pessoais que refletem uma gama de diferenças individuais e promovem a eficácia do líder em uma variedade de grupos e situações organizacionais (Zaccaro, Kemp, e Bader, 2004).
O que são Tracos cardinais?
Gordon Allport foi um dos pioneiros no estudo dos traços, que ele também referiu como disposições. Em sua abordagem, traços "cardeais" são aqueles que dominam e moldam o comportamento de uma pessoa; suas paixões dominantes/obsessões, tais como a necessidade de dinheiro, fama etc.
O que é teoria da liderança?
Como o nome diz, essa teoria entende a liderança como um processo que transforma as pessoas – seja em relação aos seus valores, metas a longo prazo, padrões, emoções e ética. De acordo com seu criador, o sociologista americano James Downtown, existem quatro componentes fundamentais para a liderança transformacional.
O que são os substitutos da liderança?
O modelo substituto da liderança proposto por Kerr e Jermier (1978) defende que sejam consideradas características do indivíduo, da tarefa e da organização que podem ajudar a explicar porque alguns comportamentos dos líderes podem ser efetivos em algumas situações e não ter qualquer efeito, ou até mesmo terem efeitos ...
Qual a definição de personalidade de acordo com Allport e quais são os determinantes da personalidade?
Nesse sentido Allport (1966) caracteriza a personalidade como "a organização dinâmica, no indivíduo, dos sistemas psicofísicos que determinam seu comportamento e seus pensamentos característicos" (p. 50).
Por que a teoria dos traços não é tão aceita?
- Apesar de ser considerada popular e ainda relevante para muitas pessoas, a Teoria dos Traços não é tão bem aceita por estudiosos da liderança, que acreditam que essa qualidade precisa ser adquirida e trabalhada, e não que se nasce com ela.
Como entender a teoria dos traços de personalidade?
- Para entender a Teoria dos traços de personalidade é importante compreender o que é a personalidade e como ela forma uma pessoa. Uma explicação básica sobre a personalidade são as características que tornam uma pessoa única.
Quais os traços mais comuns relacionados à abertura?
- Os traços mais comuns relacionados à abertura estão nas pessoas: 1 imaginativas; 2 originais; 3 criativas; 4 curiosas; 5 ecléticas; 6 intelectuais.
Como reduzir o número de traços observáveis?
- Por exemplo, Raymond Cattell reduziu o número de traços observáveis de 4.0, e posteriormente a 16, combinando certas características e eliminando os traços mais singulares ou difíceis de definir. Por outro lado, o psicólogo britânico Hans Eysenck desenvolveu um modelo de personalidade baseado em apenas três.