Quais são as atuais tendências pedagógicas?
Índice:
- Quais são as atuais tendências pedagógicas?
- São exemplos de tendências pedagógicas progressistas?
- O que são tendências pedagógicas e para que servem?
- O que são tendências pedagógicas progressistas?
- Como surgiram as tendências pedagógicas?
- Quais são as tendências pedagógicas da escola?
- Quais são as tendências pedagógicas progressistas?
- Como os professores devem estudar essas tendências pedagógicas?
Quais são as atuais tendências pedagógicas?
Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.
São exemplos de tendências pedagógicas progressistas?
São exemplos de tendências pedagógicas progressistas: A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. A libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos.
O que são tendências pedagógicas e para que servem?
De maneira geral, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em duas grandes linhas de pensamento: liberal e progressista. Elas servem como apoio para a prática de ensino e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento da docência, de acordo com cada situação e contexto.
O que são tendências pedagógicas progressistas?
Já as tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo.
Como surgiram as tendências pedagógicas?
- As tendências pedagógicas surgiram por conta de diferentes pensamentos filosóficos. Sendo assim, os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propuseram reflexão acerca do tema para classificar as tendências de melhor forma. Elas foram classificadas em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberais e Tendência Pedagógica Progressistas.
Quais são as tendências pedagógicas da escola?
- A renovada, a renovada não diretiva e a tecnicista. Segundo Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas, a saber que essa última dividi-se em: Libertadora, Libertária e Crítico-social dos conteúdos.
Quais são as tendências pedagógicas progressistas?
- São exemplos de tendências pedagógicas progressistas: A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. A libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos. A crítico-social dos conteúdos, a tecnicista e a renovada não diretiva. A tradicional, a libertária e a tecnicista.
Como os professores devem estudar essas tendências pedagógicas?
- Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência.