:

O que estabelece a tabela de temporalidade de documentos?

Índice:

  1. O que estabelece a tabela de temporalidade de documentos?
  2. Como elaborar uma tabela de temporalidade de documentos?
  3. O que é tabela de temporalidade para que serve?
  4. O que é a tabela de temporalidade E o que ela determina?
  5. Qual a importância da tabela de temporalidade de documentos?
  6. Por que ter atenção a temporalidade?
  7. Como elaborar um plano de classificação de documentos?
  8. Como é feito a estruturação de um plano de classificação?
  9. Qual a função da tabela de temporalidade SP sem papel?
  10. Qual é a tabela de temporalidade de documentos?
  11. Como é a tabela de temporalidade?
  12. Qual é o tempo de guarda dos documentos?
  13. Qual a destinação final dos documentos?

O que estabelece a tabela de temporalidade de documentos?

Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”.

Como elaborar uma tabela de temporalidade de documentos?

Então, como fazer uma tabela de temporalidade?

  1. Organize os assuntos. Para montar uma tabela de temporalidade eficiente e organizada, o primeiro passo é separar os assuntos por hierarquia de atividades e funções. ...
  2. Defina o prazo de guarda. ...
  3. Defina a destinação final e adicione as observações.

O que é tabela de temporalidade para que serve?

O principal objetivo de uma tabela de temporalidade é controlar o volume de emissão de documentos de forma eficiente e segura, por meio da limitação do período de armazenamento.

O que é a tabela de temporalidade E o que ela determina?

Em resumo, a Tabela de Temporalidade Documental determina: os prazos de manutenção dos documentos no arquivo corrente operacional; o tempo que eles devem ser transferidos ao arquivo intermediário (estoque); o período em que eles devem ser mantidos neste arquivo intermediário para depois serem descartados.

Qual a importância da tabela de temporalidade de documentos?

A necessidade da utilização da tabela de temporalidade no arquivo é de extrema importância, pois a tabela traz as definições como, o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final. ... - Identificar os procedimentos de gestão de documentos produzidos.

Por que ter atenção a temporalidade?

A utilidade da Tabela de Temporalidade de Documentos é muito importante para a gestão de uma empresa e para que o seu desempenho seja de acordo com a legalidade e sem correr riscos. Para quem tem um empreendimento, o menor erro pode ser fatal para a vida da empresa e sua imagem no mercado.

Como elaborar um plano de classificação de documentos?

Para a elaboração de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade é preciso identificar as tipologias tanto dos documentos simples quanto dos documentos compostos.

Como é feito a estruturação de um plano de classificação?

A elaboração do Plano de Classificação passa por etapas que exigem estudos sobre a estrutura e o funcionamento do órgão ou entidade, além do comprometimento por parte dos envolvidos diretamente e indiretamente na execução do trabalho.

Qual a função da tabela de temporalidade SP sem papel?

A Tabela de Temporalidade de Documentos é o instrumento resultante da avaliação documental, aprovado por autoridade competente, que define prazos de guarda e a destinação de cada série documental.

Qual é a tabela de temporalidade de documentos?

  • Um deles é conhecido como tabela de temporalidade — um instrumento de gestão que define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período. Quer conhecer as principais informações a respeito da tabela de temporalidade de documentos? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

Como é a tabela de temporalidade?

  • Muito importante!!! Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos.

Qual é o tempo de guarda dos documentos?

  • O Prazo de Guarda dos Documentos é um termo técnico da arquivologia que trata do tempo que cada arquivo deverá permanecer nas fases correntes e intermediárias. As fases do ciclo de vida de um documento são definas a partir do seu valor documental e de sua frequência de uso, que estão expressas na Tabela de Temporalidade de Documentos - TTD.

Qual a destinação final dos documentos?

  • Como observamos na Tabela 01 – Exemplo de Tabela de Temporalidade, os documentos poderão ter duas possibilidades de destinação final: a guarda permanente ou a eliminação.