:

Quais as três principais filosofias na educação dos surdos?

Índice:

  1. Quais as três principais filosofias na educação dos surdos?
  2. Quais são as filosofias educacionais para o ensino dos surdos?
  3. Quais são os três principais de modelos educacionais na educação dos surdos criados ao longo do tempo?
  4. Quais as principais características do oralismo?
  5. Qual é a melhor filosofia educacional para o surdo?
  6. Quais são as tarefas importantes da filosofia da Educação?
  7. Qual o impacto dessa decisão na educação dos surdos?
  8. Qual o fato mais marcante na história da Educação de surdos?
  9. Por que a filosofia é imprescindível para o educador?

Quais as três principais filosofias na educação dos surdos?

Os métodos de ensino dividem-se em três abordagens principais que produziram muitas formas de se trabalhar com o aluno surdo. São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo.

Quais são as filosofias educacionais para o ensino dos surdos?

O Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo são as filosofias educacionais Page 2 que marcaram épocas e com as suas análises críticas serviram para atender, respeitar e aceitar as limitações e necessidades do portador da surdez.

Quais são os três principais de modelos educacionais na educação dos surdos criados ao longo do tempo?

Neste trabalho procuramos fundamentar nos cincos modelos educacionais na educação de surdos e presentes em maior ou menor intensidades nas escolas para surdos que são o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilingüismo, a Pedagogia do Surdo e processo Intercultural.

Quais as principais características do oralismo?

O oralismo tem como característica principal a ideia de que o surdo necessita aprender a língua oral de seu país (no nosso caso o português), podendo assim integrar-se à comunidade ouvinte. O oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva.

Qual é a melhor filosofia educacional para o surdo?

O Oralismo ou a filosofia oralista pretende integrar o surdo na comunidade de ouvintes, trabalhando para desenvolver a língua oral (Português, no caso do Brasil).

Quais são as tarefas importantes da filosofia da Educação?

  • As tarefas mais importantes da filosofia da educação são, portanto, a análise e a formulação exata do que significam os conceitos “educação” e “pedagogia”. Educação é o processo pelo qual um indivíduo transmite para outros o conhecimento e as habilidades necessárias para a vida adulta.

Qual o impacto dessa decisão na educação dos surdos?

  • Segundo as autoras, essa decisão teve um impacto arrasador na Educação dos Surdos, que foram proibidos de utilizarem sua Língua e tiveram que abandonar sua cultura por um período de aproximadamente cem anos.

Qual o fato mais marcante na história da Educação de surdos?

  • Para Perlin e Strobel (2006) o fato mais marcante na história da Educação de Surdos foi o Congresso de Milão ocorrido no ano de 1880, no qual, através de uma votação com maioria quase absoluta de professores ouvintes, ficou decidido que a Língua de Sinais seria abolida da Educação de Surdos, prevalecendo o uso da Língua Oral.

Por que a filosofia é imprescindível para o educador?

  • A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos.