:

O que é a doença renal crônica DRC )? Quais são os fatores de risco do paciente para desenvolvimento de DRC?

Índice:

  1. O que é a doença renal crônica DRC )? Quais são os fatores de risco do paciente para desenvolvimento de DRC?
  2. Porque pessoas com obesidade e hipertensão são categorizadas como fator de risco para as DRC?
  3. O que são alterações renais?
  4. Como é feito o tratamento do paciente com DRC?
  5. Quais são as principais causas e fatores de risco para que um paciente venha desenvolver uma insuficiência renal crónica IRC )?
  6. Como a obesidade afeta a função renal?
  7. Quais os fatores de risco para insuficiência renal aguda?
  8. Como calcular a taxa de filtração glomerular?
  9. Quais são os hormônios que atuam sobre a filtração glomerular?
  10. Qual a função dos glomérulos?
  11. Qual o fluxo sanguíneo renal?

O que é a doença renal crônica DRC )? Quais são os fatores de risco do paciente para desenvolvimento de DRC?

Quais são os fatores de risco das doenças renais crônicas? Os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são: Pessoas com diabetes (quer seja do tipo 1 ou do tipo 2). Pessoa hipertensa, definida como valores de pressão arterial acima de 140/90 mmHg em duas medidas com um intervalo de 1 a 2 semanas.

Porque pessoas com obesidade e hipertensão são categorizadas como fator de risco para as DRC?

Obesidade tem sido apontada como uma importante causa de doenças renais, incluindo a doença renal crônica (DRC). A obesidade influencia o desenvolvimento de DRC, entre outros fatores, porque predispõe à nefropatia diabética, nefroesclerose hipertensiva e glomeruloesclerose segmentar e focal.

O que são alterações renais?

A insuficiência renal ocorre quando o rim perde a capacidade de filtrar resíduos, sais e líquidos do sangue. Doenças como diabetes e hipertensão arterial não bem controlados podem levar à deterioração renal progressiva e eventualmente necessidade de hemodiálise e/ou transplante para seu tratamento.

Como é feito o tratamento do paciente com DRC?

Pacientes que evoluem para DRCT necessitam de algum tipo de terapia renal substitutiva (TRS), sendo as modalidades disponíveis: a hemodiálise, a diálise peritoneal e o transplante renal.

Quais são as principais causas e fatores de risco para que um paciente venha desenvolver uma insuficiência renal crónica IRC )?

Vários fatores de risco potenciais podem contribuir para a progressão da IRC (KLAHR; SCHREINER; ICHIKAWA, 1988). Esses fatores incluem hipertensão arterial sistêmica, proteinúria, hiperlipidemia, alto consumo de proteínas e, provavelmente, condições que levam à hipertrofia glomerular.

Como a obesidade afeta a função renal?

A obesidade é um fator de risco potente para o desenvolvimento de doença renal. Ela aumenta o risco de desenvolver os principais fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC), como diabetes e hipertensão, e tem um impacto direto no desenvolvimento de DRC e doença renal terminal (DRT).

Quais os fatores de risco para insuficiência renal aguda?

Quanto aos fatores de risco para IRA, foram identificados, entre outros: hipertensão arterial sistêmica (36,36%); diabetes mellitus (20,78%) e ventilação mecânica (100%). Houve uso de droga vasoativa em 61% da amostra, e apenas nove pacientes não usaram antibióticos.

Como calcular a taxa de filtração glomerular?

  • Existem diversas formas de calcular a taxa de filtração glomerular: através da depuração de substâncias exógenas, endógenas, por meio de algumas fórmulas e equações que se ajustam para idade e gênero e também pelo método mais comumente utilizado: cálculos baseados nos níveis de creatinina sérica.

Quais são os hormônios que atuam sobre a filtração glomerular?

  • Existem diversos hormônios e autacóides que podem atuar sobre a taxa de filtração glomerular: a norepinefrina, epinefrina e endotelina que atuam na diminuição da taxa de filtração glomerular, provocando a constrição dos vasos sanguíneos renais.

Qual a função dos glomérulos?

  • Função dos glomérulos. A função dos glomérulos é eliminar os resíduos presentes no sangue. Resíduos nitrogenados, aminoácidos, hormônios, água e sais minerais passam do glomérulo para a cápsula de Bowman.

Qual o fluxo sanguíneo renal?

  • 2.1. Fluxo sanguíneo renal: A intensidade de filtração é diretamente proporcional ao fluxo sanguíneo renal. Assim, se este aumentar, o fluxo do plasma para o glomérulo aumenta, o que leva a um aumento da pressão intraglomerular e consequentemente ao aumento da filtração. 2.2.