:

Como contar suspensão de prazo processual?

Índice:

  1. Como contar suspensão de prazo processual?
  2. O que acontece com os prazos em curso quando foi concedida da suspensão?
  3. Quando ocorreu a suspensão dos prazos processuais?
  4. Quando ocorre a suspensão de prazos?
  5. Qual a diferença entre suspensão e prorrogação de prazos?
  6. Qual a diferença entre suspensão e interrupção de prazos?
  7. Quais são as causas da suspensão de prazos no Novo CPC?

Como contar suspensão de prazo processual?

Pois bem, é previsão expressa do artigo 179, do Código de Processo Civil, que a superveniência de férias forenses acarreta a suspensão do prazo. Isto significa que o prazo é contado até o dia em que começaram as férias forenses sendo que durante o transcorrer destas a contagem fica suspensa.

O que acontece com os prazos em curso quando foi concedida da suspensão?

Quando o feito pode ser suspenso por um prazo de um ano (art. 921, § 1º) durante este lapso temporal não corre contra o exequente, e nem a favor do executado qualquer prazo prescricional e, os autos deverão permanecer em cartório.

Quando ocorreu a suspensão dos prazos processuais?

Obs.: Entre os dias 2 e 31 de julho de 2020 os prazos processuais estarão suspensos em razão das férias forenses. RESOLUÇÃO STJ/GP N. 20 DE – Altera a Resolução STJ/GP nº 19/2020, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (covid-19) | “Art.

Quando ocorre a suspensão de prazos?

  • A suspensão de prazos é causada – fundamentalmente – pela suspensão de expediente. A seguir abordaremos uma série de eventos específicos que suspendem o expediente e, por isso, afetam diretamente seus prazos processuais. O Recesso Forense ocorre de 20 de dezembro a 6 de janeiro em toda a Justiça Civil, é o período de “férias” no judiciário.

Qual a diferença entre suspensão e prorrogação de prazos?

  • A partir da interpretação do Novo CPC, foi construída certa diferenciação entre suspensão e prorrogação de prazos. Essa diferença é baseada na ideia de que a suspensão interfere na contagem dos prazos, em geral, fazendo pararem de correr, enquanto a prorrogação afeta dessa forma apenas os prazos que iniciam e/ou vencem.

Qual a diferença entre suspensão e interrupção de prazos?

  • Suspensão e Interrupção de prazos: Qual é a diferença? O prazo, quando há interrupção, volta à estaca zero, ou seja, a contagem recomeça. Enquanto isso, a suspensão não “zera” a contagem, o prazo é retomado no próximo dia útil. A interrupção de prazos é um fenômeno incomum.

Quais são as causas da suspensão de prazos no Novo CPC?

  • Quais são as Causas de Suspensão de Prazos no Novo CPC? A suspensão de prazos é causada – fundamentalmente – pela suspensão de expediente. A seguir abordaremos uma série de eventos específicos que suspendem o expediente e, por isso, afetam diretamente seus prazos processuais.