:

O que significa o sufixo inho?

Índice:

  1. O que significa o sufixo inho?
  2. Qual o valor do sufixo inho?
  3. O que é sufixo diminutivo?
  4. Porque se acrescenta Z ao sufixo diminutivo Inho?
  5. Qual é o diminutivo das palavras?
  6. Qual a diferença entre o prefixo e o sufixo?
  7. Como os sufixos podem ser usados?
  8. Será que o sufixo está presente em todos os exemplos?
  9. Quais as diferenças entre 'Inho' e 'Zinho'?

O que significa o sufixo inho?

Podemos observar, quanto à conotação afetiva desses diminutivos, que eles expressam uma avaliação negativa, depreciativa, ou seja, o sufixo -inho, nessas forma- ções, sugere afastamento afetivo, expressando a ideia de pequenez moral, de insignificância.

Qual o valor do sufixo inho?

1154) de adjetivo pequeno, apercebemo-nos de que o sufixo que ocorre é, precisamente, -inho: pequenininho.

O que é sufixo diminutivo?

Diminutivos: substantivos no grau diminutivo. O grau diminutivo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto. O diminutivo pode ser usado, também, para expressar amor e carinho, bem como menosprezo e troça.

Porque se acrescenta Z ao sufixo diminutivo Inho?

Outras gramáticas ensinam que “-zinho” é apenas o sufixo “-inho” com uma consoante de ligação, aquela que se apõe entre a palavra primitiva e o sufixo, para facilitar a pronúncia. Por exemplo: na junção de “rua” mais “-inho” temos “rua-z-inha”, esse “–z-” é uma consoante de ligação. Pois não existe “ruainha”.

Qual é o diminutivo das palavras?

Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho. ... O oposto da forma diminutiva é o aumentativo.

Qual a diferença entre o prefixo e o sufixo?

  • A diferença entre o prefixo e o sufixo encontra-se na posição que ocupam na palavra. Os prefixos são colocados antes do radical (parte da palavra que contém o seu significado), e os sufixos, depois. O processo formador de palavras que utiliza prefixos é chamado de prefixação, já o que utiliza sufixos é chamado de sufixação.

Como os sufixos podem ser usados?

  • Entenda como os sufixos podem ser usados para ironizar, criticar, desprestigiar e até demonstrar afeto. Toda palavra pode ser dividida em unidades menores (morfemas), mas só recebem essa classificação as unidades mínimas que tenham significado. Os afixos (prefixos e sufixos) são exemplos de morfemas.

Será que o sufixo está presente em todos os exemplos?

  • Nos exemplos II, III, IV e V, é possível perceber que o sufixo está presente em todos os enunciados, mas será que, em todos, ele está cumprindo uma das suas principais funções, que é indicar o grau (aumentativo e diminutivo)? Será que o amor e o coração presentes no exemplo II são realmente pequenos? E o vestido, do exemplo III?

Quais as diferenças entre 'Inho' e 'Zinho'?

  • 2. As diferenças entre '-inho' e '-zinho' ocorrem somente no plano fonológico e morfológico; no semântico e pragmático, as duas terminações se equiparam. Porém, leva-se em consideração, neste contexto, a dicção, a facilidade de articulação fonética e também a intenção do tom que se pretende enunciar: se pejorativo, carinhoso, etc.