:

Qual foi a primeira mulher a votar nas eleições?

Índice:

  1. Qual foi a primeira mulher a votar nas eleições?
  2. Quando foi instituído o voto feminino no Brasil?
  3. Qual a origem do sufrágio feminino?
  4. Qual o significado do sufrágio?
  5. Como o sufrágio pode ser dividido?
  6. Por que o sufrágio não é mais usado em todo o mundo?

Qual foi a primeira mulher a votar nas eleições?

Celina Guimarães Viana (Natal, 15 de novembro de 1890 — Belo Horizonte, 11 de julho de 1972) foi uma professora brasileira e primeira eleitora de que se tem registro oficial e inequívoco, no Brasil, ao votar em 5 de abril de 1928 na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte.

Quando foi instituído o voto feminino no Brasil?

Mas foi somente com a aprovação de nova lei eleitoral, em 1932, que as mulheres em todo o Brasil conseguiram alcançar o direito a participar do mundo político.

Qual a origem do sufrágio feminino?

  • Participaram do sufrágio feminino, mulheres e homens, denominados sufragistas. As origens modernas do movimento encontram-se na França do século XVIII. Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard . Manifestação pelo voto feminino em Nova York, 1912.

Qual o significado do sufrágio?

  • Sufrágio e voto são conceitos diferentes. O sufrágio é o direito de participar do processo eleitoral, como eleitor e como candidato. O voto é o ato que garante o exercício do sufrágio, colocado em prática na votação no dia das eleições. Saiba mais sobre o significado de Voto.

Como o sufrágio pode ser dividido?

  • O sufrágio ainda pode ser dividido em duas categorias: sufrágio direto (quando conduz à eleição imediata) ou sufrágio indireto (quando são escolhidos delegados que representarão a população numa eleição direta). Etimologicamente, a palavra sufrágio se originou a partir do latim suffragium, que significa literalmente "voto".

Por que o sufrágio não é mais usado em todo o mundo?

  • O sufrágio restrito não é mais usado em quase todo o mundo, já que atualmente considera-se que todos os cidadãos devem ter direito à participação nas eleições, independente de diferenças sociais, raciais ou econômicas. O sufrágio feminino foi um movimento político e social que lutou para acabar com o sufrágio restrito em relação às mulheres.